“Em 2010 alcançámos importantes metas nesta nossa etapa”, acrescentou Winterkorn, referindo-se ao facto de a VW ter ascendido ao terceiro lugar mundial na construção de veículos, logo atrás da japonesa Toyota e da norte-americana General Motors (GM).
Especialistas do ramo consideram possível que a VW ultrapasse a Toyota já este ano, devido à redução da produção do grupo nipónico provocada pelo grande terramoto e pelo tsunami ocorridos recentemente no Japão.
Já a hipótese de a VW conseguir ultrapassar a GM, que após a falência de 2009 está de novo a crescer rapidamente, continua em aberto, segundo as mesmas fontes.
Winterkorn lembrou que a VW pretende criar, só na Alemanha, mais cinco mil a seis mil postos de trabalho, a médio prazo.
Esta unidade produzirá a versão alemã do Passat, o carro da gama média com que a VW pretende fazer concorrência direta à GM.
O CEO da Volkswagen anunciou também que a abertura de uma nova fábrica em Chattanooga, nos Estados Unidos da América, a 24 de maio.
O tema da fusão entre a VW e a Porsche esteve também na agenda da assembleia-geral da Volkswagen.
Winterkorn garantiu que a planeada fusão com o fabricante alemão de carros de desporto “está a ser fortemente impulsionada”, apesar dos obstáculos jurídicos que se prendem com a dívida da Porsche à banca privada.
Quanto aos lucros da VW após impostos, subiram de 473 milhões de euros para 1,7 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2011, em comparação com igual período do ano passado.
O volume de vendas aumentou 30,8 por cento, atingindo 37,5 mil milhões de euros, e a quota de mercado a nível mundial passou de 11,5 para 12 por cento.
Winterkorn adiantou ainda que a VW ultrapassará, em 2011, a marca recorde estabelecida em 2010, ano em que o consórcio alemão teve lucros líquidos de 7,2 mil milhões de euros.
FA
Lusa/fim