O que vale ser Made in Portugal? Ser português impulsiona o negócio? O ADN nacional atrai consumidores? A resposta às três perguntas é afirmativa e está explanada na B154, nos testemunhos da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), FLAG, Mimosa e nobrinde.
Há também espaço, neste número, para a reflexão da presidente do Clube Criativos de Portugal, Susana Albuquerque, sobre o papel que as marcas e a criatividade ocupam num mundo em mudança. Em entrevista, a propósito do 27.º Festival CCP, defende que ela não pode ser apenas um briefing para as agências. Mais do que falar, há que ser e fazer.
De maturidade fala-se também nestas páginas. É o estado alcançado pelos Prémios à Eficácia, segundo os patrocinadores desta iniciativa da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes: Cemark, Google, Marktest, Playce e The Walt Disney Company.
No caminho para a maturidade está a FOREO. Nesta edição, a General Manager Western Europe, Evan Lai, decifra a estratégia da marca sueca de beauty tech que escolhe Portugal para experimentar e explorar novas ideias e criações.
Na B154, damos igualmente a conhecer ações de marketing de duas marcas, com a sustentabilidade como pano de fundo: a campanha global da Allianz; e o Mercedes-Benz Oceanic Lounge.
Mais pessoal é o registo da Impressão Digital, que neste mês pertence à Regional Marketing Director do Sitel Group Portugal & Grécia. Lara da Gama dá a conhecer as suas escolhas mais pessoais a partir da praia do Guincho.
Há ainda lugar para a opinião, de João Freire (diretor da Licenciatura de Marketing Global do IPAM Lisboa), de Rafael Cerveira Pinto (Managing Partner da Squadra), de Pedro Almeida (Junior Executive Media Planner na Carat) e de Ricardo Rocha (Marketing & Communication Director na Noesis).
E, finalmente, deixamos sugestões para ficar Out of Office, entre as quais o Penha Longa Resort.