No próximo dia 1 de outubro, o restaurante Sauvage, no Centro Cultural de Belém (CCB), acolhe mais uma edição de “Dois olhares, Uma mesa”, num evento que junta o chef Ricardo Gonçalves ao chef convidado João Correia, para uma experiência gastronómica única.
Para esta edição, o Sauvage convida a criatividade e a polivalência do chef João Correia, atualmente chef executivo do Rossio Gastrobar, para se juntar ao chef Ricardo Gonçalves, chef executivo do Sauvage, num encontro a quatro mãos. Com um forte foco no produto nacional, sazonal e biológico, a cozinha de João Correia assenta na originalidade e no profundo respeito pelo sabor, no seu estado mais puro, tirando partido de tudo o que a grelha e o forno têm para oferecer. Assim, a proposta para esta experiência reflete o equilíbrio perfeito entre as cozinhas dos dois chefs: a de João Correia marcada por influências orientais e a de Ricardo Gonçalves, assente numa visão contemporânea e no rigor técnico.
A refeição inicia-se com o Couvert, composto por pão 100 % trigo, broa de milho, manteiga dos chefs e azeite extra virgem. Seguem-se, então, dois snacks, que revelam um pouco do que será esta experiência gastronómica, através do Pastel de vitelão e maionese de cebolinho e a Tempura de Bacalhau, maionese de pimentão e azeitona.
Adicionalmente, as entradas refletem a precisão técnica e dualidade entre o mar e a terra, com o frescor do Lingueirão, manteiga dos Açores, limão e algas contrapondo-se à ao rigor de cozinha clássica exigidos pelo mil folhas de rabo de boi, foie e maçã.
Nos pratos principais, a junção de identidades e domínio nos sabores rústicos estão presentes na presa de porco, arroz de cogumelos selvagens e trufa e o Pregado, ervilhas, moira e molho de alho assado. Para fechar este menu, como sobremesas sugere-se o Quindim, coco e maracujá e o Papo de Anjo, creme de espumante e coentro.
“Dois olhares, uma mesa”, é na realidade, um convite para sentar à mesa sem pressas e desfrutar do que a restauração e gastronomia têm de melhor: boa comida, partilha e quatro mãos talentosas a destacar o melhor de cada produto.
