Dia 19 de maio, todos os caminhos vão dar à Casa de Chá da Boa Nova. O icónico restaurante, distinguido com duas Estrelas Michelin e classificado como Monumento Nacional, será palco de um almoço irrepetível inspirado nos sabores do Atlântico que juntará Gil Fernandes, Rui Paula e Catarina Correia na cozinha do recente membro da Relais & Châteaux. A iniciativa, promovida pela associação em conjunto com a Ethic Ocean, acontece no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) mas quer ressoar de forma ainda mais ampla, procurando influenciar e inspirar uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos.
“A vontade de honrar o Mar, a sua riqueza, sazonalidade e biodiversidade” foi o ponto de partida para a criação de um menu especial “que dignifica este património, ao mesmo tempo que promove uma abordagem mais sustentável, que respeita o equilíbrio dos ecossistemas marinhos,” afirma o chef anfitrião Rui Paula. Já Gil Fernandes, mentor do Fortaleza do Guincho, trará até ao recente membro da Relais & Châteaux o apreço pelo peixe que há muito impera na cozinha praticada no restaurante do Fortaleza do Guincho (1*Michelin), hotel membro da associação há 26 anos. “Ao unirmos as nossas vozes, queremos promover não apenas uma experiência, mas antes um modo de estar em comunhão com a Natureza. Isso significa, também, utilizar ingredientes menos óbvios e fazê-los brilhar tecnicamente, como é o caso das algas que incluímos neste menu. Mais do que a localização privilegiada sobre o mar, partilhamos com a Casa de Chá a Boa Nova vários valores comuns e é essa conversa, sobre o nosso trabalho diário de cuidar do mar, que queremos trazer para cima da mesa.”
Desde 2009 que a conceituada associação de hotéis e restaurantes independentes tem vindo a colaborar com a Ethic Ocean através da campanha SOS pela Biodiversidade, convidando todos os membros a retirarem espécies marítimas ameaçadas dos seus menus e procurando, ao mesmo tempo, apelar à versatilidade e criatividade de todos chefs. Um mote que acabaria por dar origem a iniciativas de mobilização um pouco por todo o mundo, tais como este almoço inédito cujo menu de degustação foi especialmente desenhado para a ocasião. “Será, sobretudo, um momento de consciência e de compromisso – com o mar que nos alimenta, com as comunidades que dele vivem e com as futuras gerações que o merecem preservado,” sublinha Rui Silva, Diretor da Relais & Châteaux para Espanha e Portugal.
O menu, dividido entre criações da dupla de chefs da Casa de Chá da Boa Nova e do chef Gil Fernandes, incluirá sugestões como um snack de Frutos do Mar, Milho e Coco e um principal de Besugo com Brócolos e Lima kaffir, do lado da equipa anfitriã, mas também propostas como o snack “Mundo das Algas” e Cherne com couve e caldo de cozido à portuguesa, ambas desenhadas especialmente pelo chef lisboeta.
Dois anos depois da implementação dos seus 12 compromissos de sustentabilidade em parceria com a UNESCO, a Relais & Châteaux volta a demonstrar a sua vontade – e responsabilidade – enquanto maior rede de restaurantes gastronómicos do mundo, inspirando a mudança através de ações coletivas que apelam à proteção da biodiversidade. Algo que se torna particularmente relevante por cá, não fosse Portugal o maior consumidor de peixe na União Europeia, segundo dados de 2025 da Comissão Europeia.
O almoço de dia 19 de maio está agendado para as 12h30 e tem um custo de €420 por pessoa, com harmonização de vinhos incluída. As reservas deverão ser feitas por e-mail, através do e-mail, ou para os números +351 229 940 066 ou +351 932 499 444.
