Tudo começou quando Raul Escolano lançou um desafio às marcas automóveis de Espanha, para apoiá-lo na compra de um veículo exclusivamente através da utilização das redes sociais, através da hashtag #compraruncocheportwitter (em português, “comprar um automóvel no Twitter”).
A Nissan respondeu ao desafio e utilizou o Periscope para filmar o modelo X-Trail, com o concessionário Antamotor a apresentar as principais funcionalidades do veículo num “tour” personalizado, que foi em seguida carregado para uma transmissão em direto.
A marca automóvel competiu com modelos rivais, num inquérito no Twitter publicado por Raul Escolano, no qual o utilizador pediu aos seguidores para avaliarem os automóveis que se encontravam na lista. Segundo dados da Brandwatch, o inquérito recebeu 2,6 milhões de visualizações e classificou o X-Trail à frente dos rivais com 43% dos votos, ajudando a Nissan a fechar o negócio, conta fonte da marca em comunicado.
As chaves foram entregues a Raul Escolano por estafeta, para concluir a transação online, e a entrega do veículo em si foi a primeira interação cara-a-cara entre a Nissan e o cliente, desde que a venda começou há dois meses.