A nova marca foi pensada para ajudar os consumidores a fazerem uma escolha de janelas mais informada e vantajosa em termos de eficiência energética. Além disso, a Agência para a Energia acredita que vai também contribuir para a valorização das empresas que aderirem à nova etiqueta, com os seus produtos a serem reconhecidos pelo mercado.
“A nova marca assume o objetivo de juntar um nome de fácil apreensão a um conceito muito claro, onde a expressão ‘CLASSE+. A eficiência tem classe’ remete para uma associação positiva que inspira os consumidores a procurar os produtos mais eficientes e a não olhar só para o preço. Fácil de memorizar, a nova marca apresenta ainda uma ligação muito direta ao universo da eficiência e da classificação energéticas”, refere a ADENE em comunicado, adiantando que os consumidores ainda ignoram a importância da etiquetagem no apoio à escolha de elementos estruturais das construções, como janelas, tintas ou revestimentos, que acabam por ter um grande impacto no consumo de energia da casa.
Segundo os 1,3 milhões de certificados energéticos de casas emitidos em Portugal, um milhão de janelas deveriam ser substituídas por outras mais eficientes e, se essa troca fosse feita, os portugueses estariam a poupar cinco milhões de euros por ano.
Nas palavras de Paulo Santos, responsável pela área de Etiquetagem Energética na ADENE, a nova marca representa “uma nova fórmula mais fácil de os consumidores saberem quais as janelas mais eficientes e com as quais poderão poupar energia e ganhar em conforto”.
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