Esta primeira iniciativa do InterCork III contou com um stand no Wal-Mart em Beijing. Em dois dias, mais de 600 pessoas participaram e foram presenteadas com rolhas e bases de cortiça com o Galo de Barcelos impresso.
Além desta iniciativa, prevêem-se formações com wine educators, o incremento das plataformas digitais, programas de reciclagem, participação em feiras, parcerias com o retalho e visitas a Portugal.
“A China funciona como mercado influenciador e, neste sentido, queremos que conheçam as nossas propriedades e vantagens. O mercado Australiano, por exemplo, tem voltado as atenções para a cortiça pela influência da clara preferência dos chineses pelas nossas rolhas, visto que, segundo o CRT Market Research, 84% dos consumidores preferem comprar vinhos vedados com cortiça”, afirma o presidente da APCOR, João Rui Ferreira.
O mercado chinês é o 5.º maior consumidor de vinho a nível mundial e o 4º maior importador de vinhos engarrafados do mundo. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), é ainda o 2º país com a maior área de vinha do mundo e o 9º produtor mundial de vinho.
A promoção do mercado chinês teve início em 2011, com o primeiro InterCork. Até ao momento já tinham sido investidos 730 mil euros aos quais se juntam agora mais 600 mil para o reforço da divulgação da cortiça.
O programa pretende reforçar a preponderância da cortiça em 10 mercados – EUA, França, Alemanha, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido, e é financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

