A Modelo Continente foi, assim, líder da tabela dos maiores anunciantes, sendo responsável por um share of voice de 3,2% face ao total do mercado publicitário de TV, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.
A NOS Comunicações subiu à segunda posição desta tabela mensal, sendo responsável por 3,1% do investimento publicitário total e por 8,8% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de novembro.
A L’Oréal Portugal ascendeu à terceira posição, com um share of voice de 2,5% face ao total do mercado publicitário e de 6,8% em relação ao total dos 20 mais do mês.
No total, os 20 maiores anunciantes deste mês foram responsáveis por 35,9% dos montantes globais.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, estão sete empresas do grande consumo, três da grande distribuição, duas de telecomunicações, duas da área automóvel e seis de outros sectores.
Os maiores investidores privilegiaram a televisão – para onde canalizaram 92,2% dos seus budgets. À Internet dedicaram 3,5% dos montantes e aos restantes meios destinaram 4,3%.
De janeiro a novembro deste ano, a maior parte do investimento publicitário a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 79,6%. A Internet captou 7,6% dos montantes totais, a imprensa 5,9%, cabendo 7% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.
A Marktest salienta, porém, que o período de recolha da informação não está ainda concluído para todos os meios.