Sobre os meios digitais utilizados na promoção de produtos e serviços da empresa, conclui-se que, em 2015, 63,1% recorrem ao email marketing, 53,9% a anúncios no Facebook, 38,2% têm anúncios Google, 35,6% usam banners em sites, 21,1% têm apps e 19,6% têm anúncios no LinkedIn. De referir ainda que 13,2% não utilizam meios digitais.
Quanto à utilização de vídeos online, 34% ainda não utilizam, 46% usam para apresentações institucionais, 40% para apresentação de produtos e 22% utilizam-no para formação. Já nas redes sociais 85% das companhias estão presentes, dominando o Facebook (78%), LinkedIn (49%), YouTube (41%) e Twitter (34%).
Mas quem é responsável pelo marketing digital das empresas? Em 11% dos casos estão a ser criados novos departamentos especializados, no entanto esta área continua a ser tratada, sobretudo, pelo departamento de marketing (48%) e, em certos negócios, é a própria gerência (27%).
Relativamente ao orçamento para ações de marketing digital, 42% dos inquiridos acredita que o investimento vai continuar a crescer, 28% referem que não haverá alteração e 2% acreditam que haverá uma redução.
Por fim, quando questionados sobre a evolução nas necessidades de colaboradores com competências na área, 68% preveem o aumento das necessidades de profissionais de marketing digital, 20% consideram que a procura não vai ser alterada e, para 1% dos profissionais, não haverá redução.