Nesta 15.ª edição da iniciativa, o júri deu primazia à originalidade, qualidade técnica e capacidade narrativa. Em comunicado, explica que “a obra vencedora destacou-se pelo trabalho de reflexão, marcado por retratos intimistas e pelo desgaste da ação do tempo nas arquiteturas e nas populações de lugares isolados de Portugal”.
A obra de Adriano Pimenta, que ganhou a menção honrosa, é uma compilação de imagens que testemunham a cultura, história e território Saudita. “As fotografias simbolizam uma vivência de alguém que aprendeu a observar, através da sua máquina fotográfica, a singularidade de uma nação”, refere a FNAC.
O júri foi composto por Mário Cruz, fotojornalista da Lusa e vencedor do World Press Photo 2016 na categoria de Assuntos Contemporâneos, Augusto Brázio, fotógrafo, Francisco Feio, professor de fotografia, e Sérgio B. Gomes, jornalista do Público.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 20 de janeiro, na FNAC de Santa Catarina, no Porto, às 18 horas, e na FNAC do Chiado, em Lisboa, pelas 19 horas. O vencedor irá receber uma máquina fotográfica Canon, um curso de fotografia e uma assinatura anual da revista “O Mundo da Fotografia”, além de ver o seu trabalho exposto nos Fóruns FNAC, à semelhança do que acontecerá com a obra destacada com a menção honrosa.
briefing@briefing.pt