O Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de reflexão e marcar um compromisso contínuo com a igualdade. No setor da beleza, as mulheres são a força dominante e empresas como a L’Oréal têm um papel essencial que não passa apenas pelo desenvolvimento de produtos, mas também pela promoção da inclusão, do empoderamento e da inovação liderada pelo feminino.
É indiscutível a premissa de que as mulheres são as principais consumidoras de produtos de beleza e também é verdade que muita da inovação e da evolução do Grupo L’Oréal tem por trás a sua intuição. Globalmente, mais de 50 % dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, três das quatro divisões, a nível ibérico, são lideradas por gestoras femininas. Em Portugal, na equipa da Divisão de Grande Consumo que lidero, 50% dos perfis são mulheres e também elas constituem 50 % da equipa de liderança do país. Nos últimos dez anos, a L’Oréal Portugal teve duas country managers mulheres, Inês Caldeira e Cátia Martins, que me inspiraram pela sua liderança positiva.
São múltiplas as áreas nas quais o Grupo tem vindo a destacar-se no recrutamento de talento feminino. Na área tecnológica, um setor tradicionalmente dominado por homens, o crescimento da presença feminina demonstra que a inovação não tem género. A nível mundial, 60 % das contratações globais para as áreas de tecnologia e dados são de talento feminino. Além disso, o Grupo conta com 69 % de mulheres em R&I, reforçando a representatividade feminina nas áreas de inovação científica e tecnológica.
Esta representatividade tem um impacto profundo não só no enriquecimento do negócio, mas também na inspiração para outras mulheres que aspiram a carreiras de sucesso. A beleza é um setor em constante transformação e o papel das mulheres, com as suas características profissionais e pessoais, é determinante face às novas exigências do mercado.
O Grupo L’Oréal, detentor de mais de 30 marcas no mercado, tem feito um caminho de compromisso. Destaca-se a diversidade e inclusão intrínsecas à nossa missão de criação de produtos para as diferentes necessidades, garantindo que todas as mulheres se sentem representadas. A beleza como ferramenta de transformação e de empoderamento feminino ganha voz com o icónico “Porque Eu Mereço” de L’Oréal Paris, o slogan com mais de 50 anos que foi um marco histórico na representatividade das mulheres no mundo e tem inspirado gerações de mulheres a acreditarem no seu valor.
As iniciativas de impacto social que apoiamos incluem: o empreendedorismo feminino, através do programa BOLD Female Founders, um fundo de investimento que apoia startups lideradas por mulheres; o programa Stand Up Contra o Assédio, também de L’Oréal Paris, um exemplo de como uma marca pode usar a sua influência para educar e capacitar pessoas a reagirem ao assédio de forma segura e eficaz; o L’Oréal Fund for Women, que tem tido um impacto significativo em Portugal, apoiando já seis organizações de mulheres em situação de vulnerabilidade; e as Medalhas de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência, uma iniciativa que tem vindo a destacar e a apoiar mulheres cientistas em todo o mundo, incluindo em Portugal.
Como homem, marido, pai de três crianças – entre elas duas futuras mulheres –, vejo estas iniciativas como exemplos do que deve ser feito para construir um mundo mais justo e equitativo. Enquanto líder de uma organização centenária como a L’Oréal, para mim a igualdade de género não é uma causa apenas das mulheres – é uma responsabilidade de todos, garantindo que o futuro da beleza, da ciência e do empreendedorismo seja mais inclusivo, diverso e equitativo.
Rui Alexandre, Market Diretor Divisão Grande Consumo L’Oréal