Em declarações à Briefing, entende que ainda é “um pouco prematuro fazer uma análise final.”, mas, a partir das categorias já atribuídas, conclui que este “não será um ano com muitos leões para Portugal”. Aliás, “o declínio do número de inscrições nacionais já o fazia prever”.
Quanto ao único prémio conquistado até agora, João Gomes de Almeida diz que “é um bom trabalho, uma bela ideia e uma excelente produção”. Mas sublinha que “um leão não tem raça” e que, “neste momento, é tão difícil ganhar um leão que qualquer categoria tem níveis de exigência do outro mundo”.
Quanto à presença de delegados nacionais, afirma todos tinham “uma réstia de esperança de ter um ou outro trabalho que poderia ganhar leão”: “Infelizmente, parece que teremos um ano bem pior do que no ano passado”.
Quanto ao estado de espírito perante o desempenho, fala em nome próprio: “Sempre que cá venho saio com raiva por não ter feito mais e com pica para fazer melhor”.

