Em declarações ao Briefing, o presidente da APPM, Rui Ventura, adiantou que o objetivo é “dar oportunidade a todo os profissionais de marketing, de comunicação e de vendas de serem classificados e certificados consoante a sua experiência de uma forma transparente e justa”.
Essa avaliação será feita tendo em conta a análise de variáveis como a componente formativa, a experiência profissional, o contributo para o Marketing na perspetiva de investigação (papers, artigos, trabalhos de investigação) e o contributo para o Marketing na perspetiva prática (planos de trabalho, KPI e resultados atingidos e estratégias implementadas).
Assim, o sistema de certificação será substanciado em diferentes níveis de maturação profissional, e será evolutivo, para que – explicou – os profissionais, à medida que vão crescendo nas suas carreiras, possam evoluir em termos de nível de certificação.
Existirá ainda um nível “honoris causa” que será atribuído a profissionais de exceção, que, pela sua longa experiência e contributo para o sector, e pelo reconhecimento junto dos seus pares, reúnam unanimidade.
Estamos ainda a finalizar a plataforma tecnológica que dará apoio ao processo de certificação bem como a afinar o modelo de avaliação de candidaturas.
Um modelo que – sublinha Rui Ventura – visa ajudar os profissionais de Marketing no atual cenário socioeconómico recessivo: “Acreditamos que a certificação será uma ferramenta de diferenciação extra, que iremos colocar à disposição dos profissionais de marketing e que ser irá traduzir num selo de qualidade, que poderá ser usado nos CV, nas cartas de recomendação, nas assinaturas de e-mail”
Fonte: Briefing

