Falta um mês para o Natal, chegou finalmente o frio e começamos a sentir as pessoas a deixarem-se levar pelo ambiente, pelas decorações e músicas natalícias. Começam os planos para a noite de consoada e na lista de assuntos a tratar, o bacalhau é ponto assente para quem ficou responsável pelo prato principal. E para muitos desses consumidores que ficaram com a responsabilidade de preparar o bacalhau, já cresceram várias preocupações…. Porquê? Porque, na noite de consoada, em todas as mesas portuguesas, na hora de comer o bacalhau, param todas as conversas e cada membro da família opina sobre a posta que lhe calhou, falando da confeção, textura, altura da posta e, acima de tudo, do teor de sal. A preocupação com todos estes fatores começa logo na compra, por parte de quem trata do bacalhau. E aí coloca-se desde logo a pergunta: como escolher um bom bacalhau?
A segunda preocupação acontece quando se chega a casa com o bacalhau, para alguns, recomendado pelo funcionário do supermercado, para outros, com a segurança de que conhecem todos as caraterísticas a ter em conta na hora da compra. Enfim, já temos o bacalhau cortado, mas, agora, surge outra questão: afinal, como demolhá-lo? É nesta etapa que recorremos às técnicas ensinadas pelas nossas mães e avós, ou já a tutoriais e vídeos informativos, e aí tentamos replicar o processo e resta confiar. Com uma condicionante que nos limita desde logo, e que convém não esquecer: as postas de um bacalhau seco inteiro têm diferentes alturas e, por isso, diferentes necessidades de tempos de demolha.
Por fim, chega a fase da confeção e o que ainda acontece na maioria dos lares portugueses é que o tradicional Bacalhau com Todos é cozido em excesso, aliás, muitas vezes fervido em simultâneo com as batatas, que requerem um tempo de confeção superior. Para o bacalhau cozido, existe uma regra-chave: bastam dez minutos após levantar fervura, quando colocado ainda congelado em água fria. Assim fica perfeito. Mais do que isso, comprometemos o sabor e a textura, até do melhor bacalhau.
Esta realidade ainda acontece para 65 % do consumo de bacalhau em Portugal, segundo dados Nielsen referentes ao peso do bacalhau seco, em valor, no ano móvel ao terceiro trimestre.
Perante isto, enquanto marca líder, temos o grande desafio, principalmente no Natal, época que para a Riberalves representa cerca de 35 % das vendas do ano, de explicar aos consumidores que essas preocupações não têm razão de ser e que tratar do bacalhau é fácil!
O Bacalhau Riberalves pronto a cozinhar provém de uma matéria prima cuidadosamente selecionada, curada entre quatro e 12 meses para garantir a melhor textura e o sabor do bacalhau português. E foi demolhado de forma especializada, com cada tipo de posta separado por tamanho e espessura, e respetivo tempo adequado. Fizemos todo o trabalho pelo consumidor, para que lhe reste apenas chegar ao linear de congelados dos supermercados e escolher o tipo de posta com o tempo de cura pretendido. Depois, para cozinhá-lo, basta seguir as dicas presentes no verso da embalagem, obtendo um bacalhau perfeito, saboroso, no ponto de sal ideal e com a textura certa, onde é visível a gordura entre lascas como nós portugueses tanto apreciamos!
Portanto, é no Natal que esta preocupação está generalizada, e a nossa responsabilidade, enquanto empresa e marca de referência na categoria, aumenta. Temos o dever de clarificar e simplificar o processo que vai desde a compra à confeção. Para isso, aumentamos no final do ano o nosso investimento em comunicação, que passa por todos os meios para chegarmos ao nosso público – que também ele está em todo o lado, nesta altura em que o consumo é transversal a todos os segmentos.
No sentido de tornar simples na mente das pessoas o processo de consumir bacalhau, lançámos no fim do ano passado uma nova campanha que diz exatamente isso, que “é fááácil” consumir bacalhau, respondendo a todas as questões dos portugueses. Temos tido também um grande foco no digital, comunicando as principais formas e dicas de confecionar bacalhau, partilhando centenas de receitas e, com isso, tornando possível o consumo no dia a dia, daí a nossa comunicação estar desde então presente o ano inteiro. O bacalhau já não é só para o Natal e pode ser, sim, um peixe para todos os dias!
Marilina Louro, Marketing Manager da Riberalves