No dia 1 de novembro, o restaurante Exuberante, situado no Altis Porto Hotel, prepara mais uma experiência única e irrepetível, que promete marcar o quadro gastronómico da cidade invicta. A iniciativa reúne quatro chefs de referência da cozinha contemporânea nacional, e duas chefes de pastelaria, que em conjunto apresentam um menu exclusivo de seis momentos, pensado para uma única noite.
A convite de Rafaela Ferreira, chef do Exuberante, juntam-se a este desafio os chefs Nuno Castro (Fava Tonka), André Cruz (Feitoria, 1* Michelin) e Rodrigo Cláudio (Caos – o futuro é vegetal). O jantar terá ainda a participação da chef de pastelaria Jennifer Carvalho (Exuberante) que convida Sara Soares (Caos – o futuro é vegetal) para assinar as sobremesas.
“Este é um jantar em que voltamos a receber na cozinha do Exuberante chefs convidados que admiramos muito. Numa partilha de cozinha honesta, criativa e de respeito pelo produto e pela gastronomia. Acima de tudo, queremos que seja uma experiência memorável para os nossos clientes”, comenta Rafaela Ferreira, chef do Exuberante.
Depois do sucesso do primeiro jantar com chefs convidados no Exuberante no passado dia 10 de julho, Rafaela Ferreira surge agora com um leque mais alargado, no total de seis chefs na cozinha, em que cada um apresenta um prato de autor, para um menu engrandecido pelas técnicas distintas de cada profissional. Ao encontro da essência do Exuberante, cada abordagem foca-se nos produtos da estação, resultando numa experiência gastronómica plena de sabor, descontraída e profundamente emocional. Cada prato é a expressão da essência de cada chef e, ao mesmo tempo, a materialização da identidade do Exuberante: uma cozinha que celebra a sazonalidade, a origem e a partilha.
Os chefs
Rafaela Ferreira – Chef anfitriã desta noite especial, Rafaela lidera a cozinha do Exuberante desde o primeiro dia. Antes disso, foi sous-chef no prestigiado Feitoria, onde trabalhou ao lado do chef André Cruz. Natural de Viseu, cresceu com um profundo respeito pelos produtos da terra — algo que hoje se reflete numa aposta firme na sazonalidade e nos ingredientes nacionais. Inspirada pelas suas raízes, cria pratos que aliam criatividade e conforto, exaltando o território português em cada detalhe. A carta, em constante evolução, acompanha o ritmo da natureza e celebra a experiência emocional da mesa.
André Cruz – Chef executivo do restaurante Feitoria, em Lisboa, distinguido com uma estrela Michelin, André Cruz é hoje uma das vozes mais influentes da gastronomia contemporânea portuguesa. Com um estilo marcado pela elegância e precisão técnica, eleva cada criação através de uma ligação íntima ao produto e ao território. A sua cozinha distingue-se pela subtileza e sofisticação, sempre assente no respeito absoluto pela sazonalidade e cozinha tradicional portuguesa, onde muitas vezes se inspira para as suas criações, como o prato “cozido do mar”. O Feitoria soma ainda a distinção de 2 Sóis Repsol e integra o reconhecido guia La Liste e o guia 50 Best Discovery.
Nuno Castro – Chef executivo do Grupo Do Avesso e responsável pelo restaurante Fava Tonka, no Porto, construiu uma cozinha vegetariana assente em sustentabilidade, desperdício zero e respeito pelos ciclos da natureza. Com uma visão criativa moldada pela experiência internacional, funde inovação e consciência ambiental numa cozinha sazonal e orgânica.
Rodrigo Cláudio – Fundador do projeto Caos – o futuro é vegetal, iniciou o seu percurso em restaurantes de referência como o Tavares Rico, Bica do Sapato e The Art Gate, tendo liderado o restaurante Ofício. Atualmente dedica-se à alta gastronomia vegetal, explorando técnicas inovadoras e a criatividade no universo vegetariano. Juntamente com Sara Soares, criou CHAR, marca focada no poder do fogo aplicado à cozinha vegetal.
Sara Soares – Chef de pastelaria do Caos – o futuro é vegetal, licenciada em Produção Alimentar em Restauração, passou por restaurantes e hotéis de referência, incluindo o Celler de Can Roca (3* Michelin), o Azurmendi (3* Michelin), o Esporão (1* Michelin) ou o Penha Longa (2 restaurantes com 1* Michelin). Distinguida como Melhor Pasteleira de Portugal em 2025, pelos prémios Mesa Marcada, dedica-se à investigação e criação de pratos salgados e sobremesas 100% vegetais.
Jennifer Carvalho – Com uma carreira dedicada à arte da pastelaria com passagens pelo Penha Longa e Hotel Ritz, Jennifer Carvalho é atualmente a responsável pela componente doce do Exuberante, onde cria sobremesas que conjugam rigor técnico, criatividade e emoção. Natural do Porto, destacou-se pela capacidade de transformar propostas contemporâneas.
O jantar tem início às 19h00 com welcome drink e snacks, seguindo-se a experiência gastronómica a partir das 20h00. O evento está limitado a 40 lugares e tem o valor de 70€ por pessoa (sem pairing de vinhos). A carta de vinhos e bebidas será apresentada à parte com sugestões exclusivas.
Com um ambiente simultaneamente elegante e descontraído, o Exuberante propõe uma cozinha contemporânea enraizada na origem nacional dos ingredientes e guiada pela sazonalidade. Inserido no Altis Porto Hotel (5*), o restaurante beneficia de uma localização privilegiada, no coração da cidade do Porto, entre os Jardins do Palácio de Cristal, a Torre dos Clérigos e a Alfândega.
