Novo Country Manager? A Ricoh tem

Marcos Sanz é o novo Country Manager da Ricoh em Portugal. O responsável passa a liderar as operações da multinacional, acompanhando o desenvolvimento do negócio e a consolidação da empresa como integradora de serviços digitais, com especial enfoque em áreas como Cloud & Hybrid Infrastructure, Cybersecurity, Smart Office, Workplace e End User Experience.

Novo Country Manager? A Ricoh tem

Marcos Sanz é licenciado em Economia e conta com um MBA pela Universitat de Barcelona. O profissional conta com duas décadas de experiência em gestão financeira e estratégica no setor tecnológico. Atualmente, desempenha as funções de diretor financeiro (CFO) e é responsável pelo planeamento estratégico da Ricoh Espanha e Portugal, tendo acompanhado de perto a evolução do negócio da organização na região ibérica e contribuído para a definição da sua estratégia de crescimento da organização. No âmbito das suas responsabilidades, exerce também funções como Chief Information Security Officer (CISO), acompanhando temas relacionados com a segurança da informação e a articulação com as áreas de IT e serviços partilhados da Ricoh Europe.

O executivo integra a empresa desde 2006, tendo assumido o cargo de Chief Financial Officer em 2015. Ao longo do seu percurso, tem liderado diversas áreas estratégicas, incluindo a Administração Comercial, Análise de Negócio, Controlo Financeiro, Forecasting e Budgeting, Compras, Serviços Gerais, Compliance e Risk Management.

O Country Manager afirma que é com “grande entusiasmo” que assume este desafio. “O nosso objetivo é continuar a trabalhar lado a lado com os clientes para desenvolver soluções tecnológicas que aumentem a eficiência, a segurança e a capacidade de inovação das empresas”, diz Marco Sainz.

Por sua vez, o CEO, Ramon Martin, assume que Portugal é um mercado “muito relevante”, e acredita que a “experiência e visão estratégica” do responsável serão “fundamentais” para continuar a desenvolver o posicionamento como parceiro tecnológico das organizações portuguesas.

Simão Raposo

Quinta-feira, 02 Abril 2026 11:16


PUB