Kitchers: Recheio lança programa para nova geração de profissionais de gastronomia

O Recheio Cash & Carry acaba de lançar um programa formativo inovador destinado a futuros profissionais do canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés). Intitulado Kitchers, a iniciativa posiciona-se como um complemento prático e enriquecedor no percurso de desenvolvimento de jovens estudantes de gastronomia, reforçando os conteúdos formativos com oportunidades para saber mais sobre áreas como produção, qualidade e segurança alimentar, cozinha e sustentabilidade.
Mais do que um programa educativo, assume-se como um espaço de aprendizagem e troca de experiências, onde é possível experimentar e criar de forma informal e criativa, concebido para complementar o ensino profissional e aproximar os alunos das práticas reais do mercado.
Com esta iniciativa, o Recheio pretende não apenas enriquecer a aprendizagem prática dos alunos, mas também transformar de forma positiva o seu percurso académico, oferecendo-lhes experiências e contactos que dificilmente teriam acesso apenas em contexto escolar. O Kitchers representa um investimento no futuro destes jovens, procurando inspirá-los, abrir-lhes horizontes e dar-lhes ferramentas concretas para se afirmarem como profissionais mais qualificados e conscientes
Para dar a conhecer o programa Kitchers junto do público-alvo da iniciativa, o Recheio preparou uma identidade própria, com uma linguagem mais informal, com um tom mais próximo dos jovens, que remete para um contexto mais descontraído, experimental e criativo.
“Faz da cozinha o teu movimento” é o claim da campanha de comunicação de Kitchers, presente em redes sociais e site. As peças criativas remetem para o ambiente de cozinha profissional e restauração, acompanhadas por mensagens “call to action” e que remetem para o espírito criativo e irreverente dos jovens. “Põe a mão na massa”; “Faz do prato a tua tela” e “Não deixes o teu talento em banho-maria” são alguns exemplos das mensagens trazidas na campanha de divulgação de Kitchers.
“O projeto Kitchers é a expressão do compromisso do Recheio em estar presente na formação desde cedo, apoiando estudantes que serão os profissionais de amanhã. Para isso, vamos proporcionar oportunidades de conhecer de perto profissionais do setor, o funcionamento da operação do Recheio e de alguns fornecedores, bem como o compromisso fundamental neste setor com a qualidade e a segurança alimentar. O programa assume ainda um papel ativo na resposta à necessidade de formação do setor, numa vertente mais prática e diferenciadora, atuando como uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional. Para chegar a este público jovem, criámos uma marca que simboliza pertença e inspiração, ligada a valores como qualidade, sustentabilidade e inovação”, afirma Vanessa Silva, Diretora de Marketing do Recheio.
O programa, a decorrer de setembro de 2025 até junho de 2026, em parceria com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, nos polos de Lisboa e Santa Iria, vai oferecer aos estudantes diversas experiências práticas, como visitas de estudo a fornecedores de marca própria e, posteriormente, a produtores das áreas de frutas e legumes, pecuária e aquacultura, contacto com a operação de lojas Recheio, palestras e masterclasses exclusivas e desafios mensais criativos.
O Kitchers reforça a estratégia de comunicação e marketing do Recheio, aproximando a marca de uma nova geração e tornando-a parte ativa do seu percurso formativo e profissional. O Kitchers representa um novo passo no contributo do Recheio no apoio e valorização do talento jovem, juntando-se a iniciativas de referência às quais se tem associado ao longo do tempo, como é exemplo o patrocínio ao Concurso Jovem Talento da Gastronomia, direcionado a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração.

Quarta-feira, 17 Setembro 2025 08:48


PUB