Para assinalar os 35 anos do prato mais emblemático do Monte Mar- os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro- a marca uniu a tradição à criatividade e inovação, numa colaboração especial com o artista Paulo Albuquerque Cesáh, e criou pratos ilustrados exclusivos, onde serão servidos todos os pedidos de filetes feitos nos três restaurantes Monte Mar – Cascais, Lisboa e Lagos.
Este projeto celebra os três pilares fundamentais da marca: qualidade do peixe e marisco, o serviço de excelência e as localizações com vistas únicas. Os ingredientes do prato, como o peixe e o berbigão, são representados de forma central e harmoniosa, complementados por elementos marinhos que reforçam visualmente a frescura e a excelência dos produtos da cozinha Monte Mar. As linhas elegantes e dinâmicas refletem o compromisso da marca com um serviço de alta qualidade, transmitindo uma sensação de movimento e sofisticação que acompanha a experiência de degustar este prato.
Os filetes de pescada com arroz de berbigão e molho tártaro são um dos pratos servido desde a criação do restaurante Monte Mar em Cascais, há mais de 35 anos, e continuam a ser o prato mais pedido pelos seus visitantes. Por ano são vendidas mais 49 mil peças de filetes, que continuam a ser temperados da mesma forma há 35 anos.
A colaboração do artista de Cascais Paulo Albuquerque Cesáh aconteceu no seguimento de outro projeto que o artista já tinha feito para os hotéis Onyria, e reflete na ilustração elementos como a pescada, o berbigão, os coentros (que são ingredientes deste prato) e tem também uma referência ao Monte Mar Cascais – a fachada do restaurante -, ao Monte Mar Lisboa – a ponte 25 Abril -, e ao de Lagos – O Farol da Ponta da Piedade. “O mar e os elementos marinhos foram a principal inspiração, mas também alguns elementos do prato, como o berbigão e os coentros”, complementa o artista Paulo Albuquerque Cesáh.
Já a diretora dos restaurantes Monte Mar, Maria Pinto Coelho, explica que “mais do que uma representação visual, esta ilustração procura traduzir, de forma figurativa e conceptual, a identidade do Monte Mar como uma referência de excelência na alta gastronomia, ao mesmo tempo que homenageia este prato de grande relevância para o restaurante.”
Para tornar esta experiência ainda mais envolvente, foi desenvolvida uma animação onde todos os elementos ganham vida ao movimentarem-se. Esta animação pode ser reproduzida através de realidade aumentada: basta ler o QR Code e apontar a câmara do telemóvel para o prato.
