SICAL celebra a poesia do fado no Caixa Alfama

SICAL vai marcar presença, pela primeira vez, no festival de fado Caixa Alfama, que decorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no bairro lisboeta. Nesta celebração do fado e da cultura portuguesa, SICAL convida o público a uma experiência única e personalizada no coração de Alfama, o Fado à Medida SICAL.

Esta iniciativa, que visa envolver os presentes na arte da quadra fadista, será dinamizada numa esplanada da marca, localizada no Largo de São Miguel, na qual o escritor Manuel Stock estará disponível para criar quadras personalizadas em conjunto com os visitantes que por ali passarem, transformando momentos e sentimentos em versos.

Numa programação original, SICAL vai mostrar – e cantar –, posteriormente, o resultado destas quadras no palco Fado à Janela SICAL. Neste palco, o fadista João Grilo, acompanhado por Jorge Silva na guitarra, e Miguel Monteiro na viola de fado, interpretará alguns dos versos escritos anteriormente, dando-lhes voz e a entoação do fado, tornando-os uma parte integrante do festival.

“Tal como o fado, SICAL é também tradição e portugalidade. Estamos muito entusiasmados por fazer parte do Caixa Alfama, um evento que celebra a riqueza da nossa cultura e a alma da música portuguesa. Com o nosso envolvimento neste festival, queremos oferecer uma experiência autêntica, onde a poesia e a música se encontram, e onde SICAL é uma parte da história que cada visitante leva consigo de Alfama”, afirma Carolina Marques, gestora de produto SICAL para o canal fora do lar.

“O Caixa Alfama é muito mais do que um festival: é um encontro de tradições, de emoções e de pessoas. Assim como o café nos une à volta da mesa, também o fado nos reúne em Alfama, num ritual de partilha e identidade. É por isso que esta ligação à SICAL faz tanto sentido – juntos celebramos a autenticidade dos sabores e da cultura de Portugal”, refere Luís Montez, Diretor da Música no Coração.

O Festival Caixa Alfama regressa este ano com uma homenagem muito especial a Maria da Fé, uma das maiores vozes do fado. O tributo acontece no espetáculo Especial Em Casa d’Amália ao vivo, transmitido pela RTP e apresentado por José Gonçalez, que contará com a participação da própria homenageada, bem como de nomes incontornáveis como Ana Moura, Camané, António Zambujo, Jorge Fernando e José Manuel Neto. O cartaz estende-se ainda a artistas de renome como Gisela João, Marco Rodrigues, Katia Guerreiro, Rão Kyao, Helder Moutinho e Pedro Moutinho e Alexandra, entre muitos outros. No total, são mais de 40 artistas a subir ao palco em 12 espaços diferentes do bairro mais antigo de Lisboa, nos dias 26 e 27 de setembro. A SICAL convida todos os amantes de fado e da cultura portuguesa a visitar a sua esplanada e o palco Fado à Janela SICAL, nesta edição.

Quarta-feira, 24 Setembro 2025 12:42


PUB