Vila Alva veste de festa a 11 de maio – vinhos e petiscos invadem a aldeia

A considerada por muitos a “mais branca aldeia de Portugal”, engalana-se para a festa do ano. É já no dia 11 de maio que os pouco mais de 400 habitantes de Vila Alva voltam a abrir as portas das suas casas para acolher os visitantes que percorrem o casario, em provas de vinhos e petiscos, para mais uma edição do “Vinho na Vila”. Produtores de todo o país juntam-se neste povoado tipicamente alentejano para a celebração da gastronomia e do vinho, em ambiente de festa. Pelo aglomerado rústico, por entre as 13 adegas, no Largo da Fonte ou na Praça da Igreja Matriz, vão estar em prova mais de 250 referências de vinhos de 35 pequenos produtores de todo o país, a par com as comidas típicas da região. A organização cabe ao Enóphilo e ao produtor XXVI Talhas e conta com o apoio do município de Cuba.
“É dia de trânsito congestionado até porque acolhemos mais visitantes do que os habitantes da povoação. O ano passado recebemos cerca de meio milhar de pessoas. Foi indiscritível o ambiente que se criou!”, refere alegremente Alda Parreira, uma das mentoras do projeto, e representante da marca XXVI Talhas, juntamente com o irmão Daniel Parreira. “Este projeto é muito mais do que um encontro em redor do vinho e dos petiscos. É um convite a que nos descubram, a que sejam contagiados pelas maravilhas que esconde o interior profundo do nosso país, nomeadamente o Alentejo”, continua.
Este ano, na véspera, dia 10 de maio, há uma novidade “Chefs na Vila” com os chefs João Narigueta (Poda, Híbrido) e o Filipe Ramalho (Páteo Real), que irão preparar uma refeição a quatro mãos para vinhos de três produtores: XXVI Talhas, Mainova e Joaquim Arnaud. A degustação terá início às 20h00, na adega do Mestre Daniel, a casa dos XXVI Talhas, em Vila Alva. Apenas 40 lugares disponíveis, com um PVP de 75€.
Para Luís Gradíssimo, do Enóphilo, a quem cabe a organização, pelo segundo ano, do Vinho na Vila, esta iniciativa é “das mais genuínas e pitorescas”, nas quais está envolvido. “Depois da edição de 2023, os habitantes envolveram-se intimamente com o projeto, retocam a cal das paredes para avivar a brancura e abrem as portas das próprias casas para acolher os forasteiros que chegam de todo o país. É único!”Do programa consta a Prova de Vinhos que conduz a visita por mais de uma dezena de adegas da aldeia, muitas delas fechadas ao público durante o ano, onde estão espalhados os produtores com os vinhos para a degustação. A par inclui-se, como não podia deixar de ser, a Rota dos Petiscos, com enchidos e queijos regionais, entre outras surpresas alentejanas, a provar nas adegas.
A partir das 20h30, é servido o Jantar com Vinho, no largo da Igreja Matriz de Vila Alva, para dar protagonismo à comida tradicional alentejana harmonizada com vinhos do produtor XXVI Talhas.

“Sentimos que devemos devolver algo à comunidade que nos viu nascer e crescer e um dos maiores contributos que podemos dar é não deixar que caia no esquecimento ou que desapareça. A riqueza que esta povoação encerra em si, com as adegas de talha ancestrais, deveria ser nacionalmente valorizada”, remata Daniel Parreira.

Enquanto são calcorreadas as ruas de Vila Alva, estão todos convidados a saber como se produz uma talha e o processo de pesgagem, junto ao fontanário da aldeia, e, a visitar uma exposição de fotografia, bem como um passeio pelas vinhas centenárias da região.

Produtores confirmados até ao momento: XXVI Talhas, Ladiladi, Hugo Mendes, 1000 Curvas, Horácio Simões, Artisans Terroir, Adega Marel, Curativinho, Courelas da Torre, Legado das Talhas, Gardunha Sul, Adega Vidigueira, Quinta da Pigarça, Joaquim Arnaud, Maquete, Vinhos Desviso, FR Winemaker, Serenada, Quinta de Catralvos, Herdade do Rocim, Quinta do Piloto, Honrado, Poema, Talha de Frades, Amoreira da Torre, Gerações da Talha, João M. Barbosa Vinhos, Alto da Serra, Confraria do vinho de talha de Cabeção, Natus, Mainova e Cas’Amaro.

Quinta-feira, 18 Abril 2024 11:42


PUB