20 anos de inovação e transformação no mundo dos cocktails

A escola de bar Cocktail Team celebra duas décadas este mês de março. O cofundador Hugo Silva faz uma viagem de 2005 até hoje, focando as mudanças do setor e a evolução da marca, que, além da formação, aposta em consultoria e eventos.

20 anos de inovação e transformação no mundo dos cocktails

Este ano, a Cocktail Team celebra duas décadas de história. Uma jornada que reflete, não apenas a progressão como empresa, mas também as profundas transformações no mundo da formação, eventos e consultoria de bar. Ao longo destes 20 anos, o setor não apenas cresceu, sofisticou-se, adaptou-se às novas exigências do mercado, às mudanças culturais e às tendências globais.

Em 2005 o mercado era completamente diferente. Os bares e eventos ainda eram vistos, em grande parte, como espaços de entretenimento tradicional, com pouca atenção à experiência global do cliente. A mixologia dava os seus primeiros passos no cenário nacional, conceitos como “cocktails de assinatura” ou “experiências personalizadas” eram raros. A formação para bartenders também era limitada, sem cursos especializados e quase nenhuma ênfase em tendências internacionais ou técnicas modernas.

Hoje, o panorama é outro. A profissão de bartender tornou-se sinónimo de arte e profissionalismo. A aposta na formação de alta qualidade, com cursos que vão desde as bases para aprender a fazer um cocktail até especializações em técnicas como mixologia molecular, elevou os padrões do setor.

Formação: De necessária a indispensável

Orgulhamo-nos do nosso papel em toda esta evolução. Ao transformar a formação de bartenders, serviço de bar para eventos e consultoria especializada para hotéis, bares e restaurantes. Se hoje somos a maior Escola de Bar Europeia é porque nos rodeámos de profissionais altamente qualificados neste setor. Com isso, hoje verificamos maior ênfase em detalhes, como harmonização de sabores, sustentabilidade, técnicas inovadoras e até mesmo storytelling, onde cada cocktail conta uma história.

Adicionalmente, a formação passou a incluir ferramentas tecnológicas e componentes de gestão. A figura do bartender deixou de se cingir a um executor para se tornar também num criador e estratega, que tem noção da necessidade controlar custos, desenvolver uma estratégia de marketing e criar experiências digitais.

Eventos: A magia da experiência personalizada

No universo dos eventos, a Cocktail Team foi pioneira em trazer para Portugal uma abordagem mais criativa. De festas corporativas a grandes festivais, a ideia de oferecer experiências imersivas revolucionou o mercado. O cliente passou a ser parte ativa do evento, já não é apenas consumidor, também interage com a experiência. Seja a aprender a criar o seu próprio cocktail, a explorar conceitos de pairing ou a ser surpreendido por técnicas visuais, como o uso de gelo seco ou espumas aromáticas.

Estamos na era dos eventos com formatos dinâmico e interativo. A integração de tecnologia – como apps para encomendar cocktails personalizados ou barras que utilizam realidade aumentada – mostra como o setor continua a expandir-se.

Consultoria: O impacto na criação de bares icónicos

Outro pilar de atuação da Cocktail Team é a consultoria, com o objetivo de ajudar a criar e transformar bares em verdadeiros destinos de experiência. Hoje, os bares de assinatura, onde o design ou a carta de cocktails são pensados como um todo, já não são a exceção.

O papel da consultoria passou a ir muito além da otimização operacional. Inclui, desde a conceção de um conceito original, até à formação de equipas que possam traduzir essa visão em cada interação com o cliente. A aposta na sustentabilidade, na utilização de ingredientes locais e na inovação é uma marca que muitas vezes tem a assinatura da Cocktail Team.

Os desafios e o futuro

Se os últimos 20 anos foram marcados por inovações constantes, os próximos prometem trazer desafios igualmente complexos. A crescente digitalização do setor, as novas preferências dos consumidores e a concorrência globalizada vão continuar a contribuir para moldar o mercado.

Sempre nos adaptámos e reinventámos, não apenas acompanhámos as tendências, criámos essas mesmas tendências. Cientes que este universo é mais do que uma técnica: é uma forma de arte e comunicação.

Hugo Silva, cofundador da Cocktail Team

Segunda-feira, 03 Março 2025 11:47


PUB