O filme desta campanha surge do convite da Bertrand para mostrar “o poder de transformação pessoal que os animais exercem na vida dos seus donos”, tal como revela o realizador David Mendes. Diz que a intenção é, também, sensibilizar para a importância de um animal de estimação e o “papel ativo e curativo” que estes podem ter na saúde mental e no combate à solidão.
Composta por um vídeo, que será exibido em televisão e na internet, a campanha conta a história de um rapaz que passava por momentos de turbulência emocional e seria trazido de volta à realidade, através de uma nova amizade com um cão. Para desenvolver o conceito, o criativo afirma que se baseou em narrativas como “Os Cinco”, “Uma Aventura” ou o filme “E.T. – O Extraterrestre”, de forma a remeter para o imaginário infantojuvenil e para mostrar que “uma nova amizade tem o poder de transformar uma vida”.
Além disso, esta comunicação também se materializa através dos materiais gráficos distribuídos pela rede de livrarias. O projeto é complementado com uma campanha solidária em que, na compra de um livro assinalado com o selo identificativo, vai ser doado um euro à Associação Animalife, que se dedica a envolver e sensibilizar a comunidade para os problemas do abandono e maus-tratos a animais em Portugal.
Simão Raposo