“Cerca de 35 % dos adultos ainda recorrem aos seus objetos de infância como fonte de conforto. Esses animais de peluche deram-nos apoio e proteção nos momentos de solidão ou tristeza. Foram eles que estiveram lá para nós quando ninguém estava. A partir desta ideia, criámos uma campanha que toca o coração das pessoas”, explica o diretor criativo e Partner da Cooprativa, agência responsável pela campanha, André Sousa Moreira.
O vídeo da campanha conta a história da coordenadora de Oceanos e Pescas da WWF Portugal, Rita Sá, que recorda como, na infância, o seu peluche a inspirou a tornar-se a defensora da natureza que é hoje nesta organização. A mensagem central é clara: “Se foram ‘eles’ que estiveram ao nosso lado quando mais precisámos, agora é a nossa vez de ajudar as mais de 800 espécies ameaçadas em Portugal”.
Como parte da campanha, esta segunda-feira, Dia Mundial da Vida Selvagem, 112 animais de peluche estarão “à solta” no Metropolitano de Lisboa, parceiro da iniciativa. Quem viajar de metro nesta manhã, poderá encontrar um peluche de lobo-Ibérico ou lince-Ibérico. Cada peluche tem um QR code que direciona para o site da WWF Portugal. As pessoas poderão partilhar as suas histórias sobre a importância dos seus peluches na infância e reforçar a mensagem da campanha, que estará presente em vários meios (digital, cinema, TV, imprensa e publicidade exterior), contando ainda com o apoio de várias personalidades públicas.
Desenvolvida pela agência Cooprativa em parceria com a produtora Many Takes, a publicidade tem o apoio e a difusão da Delta Cafés, do Jardim Zoológico Santo Inácio, das Infraestruturas de Portugal, do grupo Auchan, do El Corte Inglés, da JCDecaux, da MOP, da AMC Entertainment Group, da Lift Media, do Metropolitano de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e do Sapo.
A WWF Portugal nasce esta segunda-feira, 3 de março, da anterior Associação Natureza Portugal (ANP), concluindo um processo de sete anos em que esta ONG portuguesa trabalhou em conjunto com a rede WWF. Ao longo deste tempo, foram desenvolvidos e implementados 90 projetos, formada uma “equipa sólida” e alcançada a autossuficiência do escritório português.
João Bernardo