A AstraZeneca alerta para o cancro do pulmão

A AstraZeneca volta a promover a campanha “O Cancro do Pulmão Não Tira Férias”. Esta iniciativa é lançada no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala hoje, 1 de agosto, e pretende sensibilizar os portugueses para esta doença.

A AstraZeneca alerta para o cancro do pulmão

A maioria dos portugueses afirma conhecer alguém com cancro do pulmão, mas continua desinformada sobre ferramentas de diagnóstico, sinais e sintomas, e que cuidados de saúde procurar. Estas são algumas conclusões do estudo “O Cancro do Pulmão em Portugal – A Visão dos Portugueses”, desenvolvido pela Spirituc-Investigação Aplicada, com o apoio da AstraZeneca.

Esta investigação é divulgada no âmbito da quinta edição da campanha nacional “O Cancro do Pulmão Não Tira Férias”, que é agora lançada. A iniciativa pretende que, através de ações de sensibilização em espaços de grande visibilidade, se possa chegar a mais portugueses com mensagens baseadas em evidência científica e adaptadas ao público em geral.

A presidente da Pulmonale considera que é “fundamental” que toda a população compreenda que esta doença, apesar de ser “agressiva”, tem terapêuticas “inovadoras” e maior hipótese de sobrevivência com qualidade de vida, quando é diagnosticada precocemente. Isabel Magalhães afirma ainda que os resultados deste estudo são “um alerta e um apelo à ação coletiva”, e que esta campanha é o compromisso renovado da associação em promover a literacia em saúde em Portugal.

Este projeto conta com o apoio de um conjunto de parceiros institucionais, entre os quais: a Associação Pulmonale, Careca Power, Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Nacional das Farmácias (ANF), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP) e Rede Expressos.

Simão Raposo

Sexta-feira, 01 Agosto 2025 12:27


PUB