O processo envolveu o desenvolvimento do conceito criativo e o design de todos os materiais promocionais e de comunicação. O objetivo era ter uma imagem “forte e coesa”, que fosse inclusiva, visualmente impactante e representativa da união das duas cidades – Porto e Vila Nova de Gaia –, “respeitando, ao mesmo tempo, a história e as individualidades de Porto e Gaia”.
“Ao criar a identidade visual para esta candidatura tínhamos de criar mais do que uma identidade visual apelativa. O nosso ponto de partida foi, então, transmitir dois conceitos principais: aproximar as duas cidades, através do logotipo, que reflete a junção das duas margens, enquanto procurámos conferir-lhe o dinamismo e a energia que caracterizam a prática do desporto”, explica a Account do projeto, Raquel Demétrio.
A Bastarda criou ainda uma mascote, a Lita – diminutivo de “estrelita” –, para reforçar uma ligação emocional com os cidadãos e todos os envolvidos no processo. Por seu lado, a comunicação foi estruturada para respeitar a história do projeto e, ao mesmo tempo, projetar uma imagem “fresca a inovadora”.
“A candidatura já chegou à fase final da candidatura, disputando a distinção de Capital Mundial do Desporto 2027 apenas com Buenos Aires, na Argentina.
Carolina Neves