Passado um ano, a maioria dos processos já parece completamente enraizada, mas deste caminho fazem parte muitas horas de reuniões, partilhas, testes, formações, desenvolvimento de plataformas e novas soluções digitais a que as equipas se têm dedicado a 100% desde então. É esta a síntese que fazem Ana Lino e Gabriela Lopes, que dividem entre si a coordenação das equipas de vendas da Bimby® em Portugal. São nove equipas, com um total de 2850 agentes.
“Hoje, olhando para trás, parece que foi tudo tão intuitivo e simples, mas a verdade é que foram tomadas decisões sem muitas certezas do que se estava a passar e, principalmente, nunca imaginando que, um ano depois, estaríamos a viver uma realidade completamente diferente da que conhecíamos em março de 2020”, começa por dizer Ana Lino que, tal como Gabriela Lopes, está na Vorwerk há mais de 15 anos. Foi – acrescenta – um ano de muitas aprendizagens, mudanças e, sobretudo, de evolução: “Desde o primeiro dia o nosso principal foco foram as nossas pessoas, clientes, colaboradores e agentes. Uma rede de trabalhadores independentes que precisavam de continuar a trabalhar sabendo que o seu negócio, essencialmente presencial, tinha de mudar.”
Recorda que, neste processo, foi “muito importante” manter as rotinas de trabalho que existiam (reuniões, formação, demonstrações) e um acompanhamento pós-venda online muito personalizado nos grupos de clientes, ao mesmo tempo que “era urgente implementar mudanças”. “Toda a empresa e parceiros se uniram em foco de um objetivo comum: construir um processo de transformação e acelerar o caminho da digitalização da rede de vendas, iniciado em 2015, mas que só neste momento se tornou crucial para o negócio”, realça.
Muito mudou, a começar pelos métodos de trabalho. Gabriela Lopes faz notar como foi importante “transmitir confiança na empresa e na sua gestão, sobretudo no momento inicial”: “Com esta confiança estabelecida, foi mais fácil atingir a vontade de adaptação e de evolução, pois todos estavam no mesmo patamar de incerteza em relação ao futuro. Todos se ajustaram pelo bem comum, facto que foi transversal a toda a empresa. Foram muitas horas de reuniões, telefonemas, ajustes, mas com um objetivo muito forte de apoio à rede de vendas e aos clientes.”
E o resultado – enfatiza – é que foi possível converter um negócio que era essencialmente presencial para o digital, tendo a formação sido fundamental para conseguir ligar colaboradores, agentes e clientes em espaços e plataformas digitais. “Hoje, podemos dizer que somos uma empresa mais unida e evoluímos as competências digitais que, sem dúvida, serão um maior catalisador do nosso negócio de venda direta”, conclui.
O desafio número um foi, como fazem notar as duas Area Managers, adaptar um negócio assente em visitas presenciais. Havia, antes de mais, que conhecer a reação dos clientes a uma nova forma de lhes apresentar o produto e de fazer o pós-venda. Mas, Ana Lino assegura que manter esta relação de proximidade com cada cliente por via de uma presença online foi um desafio aceite por todos os agentes, “que se viram recompensados por este investimento e aprendizagem”. “Semana a semana foram disponibilizadas várias formações. Os mais destemidos, que avançaram primeiro, mostraram aos restantes que era possível”, comenta.
E a interatividade até saiu reforçada: “Até é estranho dizer, mas a verdade é que a proximidade se tornou ainda mais forte, ainda mais regular e até podemos dizer que alcançámos outros nichos de clientes. Afinal, passamos a ter acesso a todos os serviços Bimby® no conforto das nossas casas à hora que escolhemos”, destaca Gabriela Lopes. Os benefícios continuam: “Hoje, temos autênticos profissionais no campo digital a fazer lives, workshops, masterclasses para os clientes e os próprios clientes a colaborarem connosco e a serem desafiados a cozinhar e a mostrarem as suas receitas”, diz. E sublinha: “Vivemos a 100% a nossa missão ‘Ser a melhor receita para o seu estilo de vida’, trouxemos as famílias de volta à cozinha, a cozinhar juntos e a aproveitar todos os momentos.”
Para este resultado contribuiu a área comercial e de marketing, nomeadamente através da criação de um plano semanal de conteúdos digitais, para apoio às reuniões, bem como para os agentes conseguirem reforçar a sua presença nas redes sociais. “A interatividade com clientes foi conseguida com conteúdos variados e relevantes, quer para apoio a quem se viu na situação de cozinhar diariamente refeições para toda a família e necessitava de inspiração, quer em conteúdos de nutrição, entrevistas e momentos ao vivo com profissionais de várias áreas”, concretiza.
Aplica-se, assim, a máxima da transformação de desafios em oportunidades. Ana Lino partilha que os agentes, que, “ao princípio, estranharam esta forma de trabalhar online, ficaram rendidos à oportunidade de entrar em casa dos clientes, de os poder ajudar na gestão das refeições e até mesmo de entreter as crianças”. Acrescenta que “a sua paixão pela empresa e pelo produto que apresentam foi transmitida também através dos canais digitais e acabou por contagiar os clientes e as suas famílias”. “Os clientes aproveitaram para descobrir ainda mais o produto que tinham em casa e as potencialidades que ainda não tinham explorado. A alimentação e a vida à volta da mesa é uma tradição muito portuguesa e a Bimby® veio dar esse conforto e ensinar tantas pessoas a cozinhar receitas que doutra forma eram impensáveis, como fazer pão em casa”, aponta. E emergiu um outro fenómeno: muitos clientes tornaram-se agentes, com a equipa a crescer mais de 50% no último ano.