Uma vez que o cenário de ESG está em constante evolução, estar atualizado sobre as últimas notícias e desenvolvimentos é fundamental para tomar decisões informadas, seja como investidor, empresa ou profissional preocupado com as questões da sustentabilidade. Por esse motivo, foi desenvolvido um “serviço de informação dedicado”, ESG Weeklypedia, que agrega as notícias mais relevantes sobre o tema, publicadas em fontes especializadas e gerais, nacionais e internacionais, e nas redes sociais, de forma a assegurar que tudo se encontra num mesmo local.
“Trabalhando diariamente com estas temáticas, sentia que as opções de informação disponíveis são dispersas, pouco user friendly e muito espaçadas no tempo, deixando de ser úteis para as decisões mais prementes”, refere a CEO da garoupa INC, Joana Garoupa. “Desafiei a CARMA a pensar em soluções para este meu ‘problema’ e criámos esta ferramenta, juntando a minha experiência e expertise com o vasto conhecimento, e o acesso a dados e a ferramentas de IA da CARMA. Conseguimos um resumo qualitativo e de fácil entendimento com tudo o que (na minha opinião) é preciso saber sobre as notícias dos três temas”, adianta ainda.
Por seu lado, o o diretor-geral da CARMA CPLP, Filipe Pereira, defende que os critérios ESG não são apenas “palavras da moda”, pois constituem uma “bússola” que orienta em direção a um mundo mais sustentável e responsável. “A relevância deste projeto, em parceria com a Garoupa INC, não poderia ser mais evidente, pois permite que as organizações acompanhem a atualidade de forma regular e lhes permita uma tomada de decisões conscientes e uma liderança ética ativa”, afirma.