À semelhança dos anos anteriores, o prémio destina-se a jornalistas, detentores de carteira profissional, autores do melhor trabalho individual ou coletivo publicado em qualquer órgão de comunicação social ativo em Portugal, independentemente do suporte utilizado, que aborde aspetos relevantes para as marcas, o mercado ou o consumidor.
Poderão ser apresentados trabalhos que tenham sido publicados durante o ano civil anterior ao da entrega da distinção. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente, enviadas por correio ou submetidas através do endereço eletrónico. A atribuição desta quarta edição do prémio acontecerá no dia 7 de abril, no II Congresso das Marcas, evento organizado bianualmente pela Centromarca.
O júri mantém as mesmas entidades, sendo composto por um representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um representante da Direção-Geral do Consumidor, um representante da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing, um representante da Associação Portuguesa dos Anunciantes, um representante da Associação Portuguesa de Empresas de Conselho de Comunicação e Relações Públicas, e é presidido pelo Founder & Creative Partner da agência de branding Wonder Why, Ricardo Miranda.