Depois de o painel de jurados dos ADCE Best of European Design and Advertising Awards ter estado reunido para avaliar os melhores trabalhos europeus em design e publicidade, foi definida a shortlist. Na lista de países com o maior número de participações, estão: a Alemanha, com 104 candidaturas finalistas; Espanha, com 48; a Áustria, com 41; e Portugal, com 30 participações.
A Bastarda, a Bürocratik, a Coming Soon, a COMON, a Deadinbeirute, a Graficalismo, a Havas, o José Mendes, a JUDAS, a Label, o Paulo Mariano, a Poets & Painters, a Stream and Tough Guy, o Studio Eduardo Aires, a The Walt Disney Company Portugal, a This is Pacifica, a VML e a WYcreative são as agências e os estúdios portugueses que integram a lista de finalistas.
Sob o tema “Agents of Change: Change from Within”, a edição deste ano conta com atividades dedicadas ao pensamento inovador, lideradas por alguns dos principais criativos do mundo. Com a curadoria da diretora criativa e empreendedora Laura Visco, o festival pretende homenagear “a ousadia dos que exploram novos caminhos e desafiam as normas da indústria, assim como a si mesmos”.
Os vencedores do Ouro, de Prémios Especiais e do Grande Prémio serão revelados na Gala de Entrega de Prémios do ADCE, que se realiza no dia 22 de novembro. Já as candidaturas para os prémios Prata, Bronze e shortlist serão publicadas logo após a cerimónia, no site da associação.
Simão Raposo