Pais modernos e exigentes, esta marca alemã de puericultura é para vocês. A CYBEX apresenta-se como tendo uma abordagem inovadora e centrada nos princípios de Design, Segurança e Funcionalidade (DSF) em todos os seus produtos. Oferece soluções práticas e de “alta qualidade para pais e bebés”, enquanto vai desafiando o status quo. “Como disse o fundador Martin Pos: ‘As pessoas olham para as coisas e perguntam porquê? Nós olhamos para as coisas que ainda não existem e perguntamos por que não!? Impossível não é uma opção’”, começa a Specialist Marketing Portugal, Patrícia Santos, por citar o fundador, Martin Pos.
Aliando a segurança, a funcionalidade e o design contemporâneo, a insígnia opera como uma marca global que recebe inputs de todos os mercados onde atua, incluindo Portugal. “Isso significa que levamos em consideração as preferências e os feedbacks dos consumidores portugueses ao desenvolver e ajustar os nossos produtos”, adianta a responsável, justificando que, embora tenham uma linha de produtos global, a Cybex garante que há algo para a necessidade de cada cliente no seu portefólio, um compromisso que é refletido no claim: “For all tomorrow’s people”.
No que respeita à segurança, a marca investe em pesquisa e desenvolvimento, e os produtos são ajustados e testados para garantir que atendem aos altos padrões e às rigorosas homologações europeias. Também são adaptados à geografia local, como é o caso dos modelos eGazelle e ePriam, que são carrinhos de bebé com assistência elétrica e “particularmente úteis nas principais cidades portuguesas, conhecidas pelas suas subidas e descidas acentuadas”.
No plano do marketing, Patrícia Santos destaca a equipa local especializada em Portugal, que é responsável por adaptar as estratégias de marketing global da CYBEX às necessidades e aos desejos específicos dos consumidores locais; a colaboração com influenciadores portugueses, que têm uma conexão autêntica com o público-alvo, como mães e pais conhecidos, bloggers de família, e personalidades do Instagram e do YouTube – “ajudam a atingir segmentos específicos do mercado, aumentando a credibilidade da marca e criando uma identificação direta com os consumidores portugueses”; e as lojas selecionadas e a imagem dos pontos de venda, uma vez que a insígnia escolhe “cuidadosamente” os seus parceiros locais e a apresentação dos produtos nos espaços físicos é “pensada para destacar a qualidade, a inovação e o design dos produtos”. Relativamente aos canais de comunicação utilizados, as redes sociais, como o Instagram e o YouTube, são primordiais, pois “permitem uma interação direta com os consumidores, proporcionando feedback instantâneo e construção de comunidade”; e os eventos e as feiras de puericultura, onde se apresentam os produtos diretamente aos potenciais clientes, obtém feedback imediato e fortalece o relacionamento com parceiros de negócio.
Convertendo a estratégia em desempenho de vendas, a insígnia é “líder” no mercado português. “Desde que estabelecemos a subsidiária da CYBEX em Portugal, a quota de mercado e o reconhecimento da marca têm aumentado constantemente ano após ano. É a marca mais premium e líder em produtos de segurança infantil e carrinhos de bebé”, assegura a responsável, acrescentando que o objetivo é continuar a reforçar essa posição e a inovar, “para poder oferecer os melhores produtos aos pais e crianças portugueses”.
Carolina Neves