A Diese promete revolução saudável

“É impossível falar de hábitos alimentares saudáveis em Portugal e não referir a Diese enquanto precursora da mudança de paradigma”. Quem o afirma é o Head of Brand, Mário Miguel, numa altura em que a marca assinala a passagem do 65.º aniversário e se prepara para, de novo, – diz – revolucionar o mercado.

“Tudo começou quando, nascida a marca, João Santos, o fundador, decidiu abrir o Centro Diese, com o apoio do já falecido ator António Feio. No centro eram dadas consultas, concretamente no gabinete de apoio à nutrição, durante as quais se explicava ao visitante/paciente como devia ser a sua alimentação diária”, recorda o Head of Brand Diese, Mário Miguel. Depois surgiram os inquéritos alimentares, em que os consumidores respondiam a perguntas relacionadas com a sua alimentação. Com base nas análises clínicas que levavam para a consulta, a Diese estabelecia uma dieta. “Tudo isto era feito de forma gratuita e, sublinhe-se, há mais de 60 anos”, destaca. Uns anos mais tarde, e sempre numa perspetiva de contribuir para melhorar a vida dos portugueses, a Diese implementou, no refeitório da Faculdade de Ciências de Lisboa, uma experiência de alimentação racional, a fim de testar e estudar várias soluções para corrigir ou suprimir carências alimentares. A iniciativa deu origem à criação de uma série de “alimentos base” com destaque para as bases para sopas (as ANF 960), que se podem considerar como o primeiro suplemento alimentar proteico à base de leguminosas que existiu no país. Outro produto emblemático da marca foi o paté vegetal, elaborado com a base de levedura de cerveja e com gorduras “boas”, polinsaturadas, lançado num período em que existiam grandes défices alimentares. Foi, sem dúvida, um produto pioneiro e importante, quer pelos ingredientes usados, quer por ser mais barato (em comparação aos comuns patés), tendo contribuído para a massificação de um alimento “mais saudável”. Nota, ainda, para o iogurte em pó, que podia ser adicionado a outros produtos, para o gelado soft ice e para os inovadores (à época) “batidos”. Outros produtos Diese foram os primeiros a serem classificados como dietéticos pelo Serviço Nacional de Saúde e foi igualmente graças à marca que começaram a aparecer as primeiras lojas de dietética em Portugal.

“Acresce que a Diese foi não só uma marca pioneira na categoria da alimentação saudável como também – podemos arriscar dizê-lo – a que criou esta categoria em Portugal. E isso é, sem dúvida, motivo de grande orgulho e um legado que queremos e vamos honrar”, frisa.

Relativamente aos novos hábitos de consumo, Mário Miguel salienta que, mais do que adaptação, a Diese tem contribuído para a evolução e crescimento do mercado, bem como para o nível de sofisticação e informação do consumidor. “É impossível falarmos em hábitos alimentares saudáveis em Portugal e não falar da Diese enquanto marca que mais contribui para a mudança e transformação (e informação) dos hábitos alimentares. Faz parte do nosso ADN estarmos atentos não só a grandes tendências ou mudanças de comportamento, como contribuir de forma ativa para a transformação e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, evidencia.  Questionado sobre de que modo a Diese concilia o equilíbrio nutricional e o sabor dos produtos para tornar a sua oferta decisiva no momento da escolha, Mário Miguel comenta: “Temos consciência da responsabilidade do nosso legado e do que já contribuímos para a qualidade de vida das pessoas e da sociedade a vários níveis. Em termos de produtos, procuramos continuamente encontrar o equilíbrio do que faz bem com fatores organoléticos e, sobretudo, sempre de forma sustentável e ética”. O Head of Brand Diese reconhece, todavia, que o gosto é evolutivo, além de que surgem constantemente novos sabores. “Por isso é que no Centro de Inovação e Desenvolvimento estamos atentos às grandes tendências internacionais e, sobretudo, a ´experimentar´ novas formas de entregar produtos que cumpram o nosso desígnio:  façam bem, saibam bem e façam o bem”, adianta.

O portefólio da Diese abrange várias categorias de produtos, desde os chás às bolachas, passando por ingredientes para cozinhar, soluções para pequenos-almoços e lanches. Faz parte da filosofia da marca a atualização e reformulação das suas fórmulas e produtos.

“Brevemente vamos ter algo um pouco mais profundo (e inovações). Ainda não podemos adiantar muito sobre o que serão as novidades em termos de produtos deste novo ciclo de vida da Diese, mas garantimos, desde já, que manteremos alguns compromissos e acrescentaremos outros em tudo o que fizermos”, avança. De entre os compromissos, Mário Miguel identifica: produtos sem açucares e sal adicionados, refinados ou substitutos adoçantes químicos; utilização única das chamadas gorduras boas (não saturadas); maior clareza sobre os ingredientes usados, modo de fabrico e benefícios; aposta em produtos mais reais e cada vez menos processados; priorização do uso de ingredientes nacionais e locais; continuar a contribuir para a sociedade e o ambiente; e, acima de tudo, disponibilizar apenas alimentos que nutram verdadeiramente e sejam deliciosos. “O nosso maior compromisso é ter os melhores produtos do mercado em termos de matéria prima e nutricionais”, sublinha.

Mário Miguel diz igualmente que a Diese é uma marca distintiva e única a vários níveis e justifica: “Procuramos sempre encontrar soluções saudáveis e estamos conscientes do impacto daquilo que fazemos e vendemos na vida e na saúde das pessoas”. A tudo isto, prossegue, está aliado o conhecimento acumulado ao longo dos anos, contribuindo para a história da vida saudável em Portugal. Sobre a reformulação da marca, o Head of Brand adianta: “Queremos (e vamos) voltar a revolucionar o mercado, por isso propomo-nos mudar a psicologia da comida e a forma como vivemos. Mais do que vender produtos diferenciados e diferenciadores (que também iremos ter) vamos ajudar as pessoas a terem do seu lado todas as ferramentas e conhecimento para decidirem como querem viver a vida. Para atingirmos esse propósito voltaremos ao que nos fez famosos e reconhecidos em primeiro lugar: apostar no diagnóstico e na personalização, e focar na educação e partilha”.

Quanto à passagem do 65.º aniversário da Diese, avança que a efeméride será assinalada através da renovação dos compromissos e do espírito de missão para com a saúde dos portugueses. “Há 65 anos abrimos o caminho para a alimentação saudável. Agora estamos na idade de fazer uma reforma. Vida saudável não é uma questão de estilo de vida ou tendência. É uma urgência. Por isso, vamos trabalhar para ser uma marca de referência na promoção da Saúde”, afirma.

À pergunta sobre como perspetiva a Diese dentro de 10 anos, Mário Miguel responde que o objetivo é que a marca seja reconhecida como uma das que mais contribui para a diminuição das quatro grandes causas de morte em Portugal e no mundo: diabetes (12 pessoas/dia), doenças cardiovasculares (35.000 óbitos/ano), cancro (+23.000 pessoas/ano) e doenças degenerativas cerebrais (estima-se que existam 130.000 pessoas com Alzheimer em Portugal). “Se é verdade que somos o que comemos, na Diese acreditamos que o que comemos é que faz aquilo que somos. E daqui a 10 anos acreditamos que cada vez mais pessoas vão viver muito mais e muito melhor. Em todo o mundo”, conclui.

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Quinta-feira, 24 Junho 2021 11:38


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