Com o objetivo de concentrar vários materiais e elementos de comunicação numa só campanha e num único formato, em simultâneo, o El Corte Inglés também decidiu experimentar o Canvas. Isto porque se trata de uma ferramenta que permite uma maior interatividade aos utilizadores e uma melhor apresentação de conteúdos. Por isso, a campanha que promove a coleção de primavera foi a escolhida para estrear este formato de publicidade.
“Pelo facto de as campanhas de moda se apoiarem fundamentalmente em conteúdos visuais e, uma vez que esta ferramenta permite a visualização de vídeos da campanha e de imagens de peças-chave da estação, bem como aceder ao link do catálogo online, considerámos que este novo formato seria o ideal para comunicar a nossa campanha de moda ‘Já é Primavera’, por trazer valor acrescentado para nós e para os nossos seguidores”, justifica o diretor de Marketing em Portugal, Manuel Paula. Uma aposta que se enquadra no objetivo de proporcionar aos clientes El Corte Inglés “uma experiência de excelência” também no que respeita à comunicação da marca.
Mas será o Canvas capaz de proporcionar essa nova experiência de consumo aos clientes? Na opinião do marketeer, esta nova ferramenta de publicidade, ao assemelhar-se a um microsite, e por concentrar toda a informação, imagens, catálogos e vídeos, de uma só campanha, permite aos utilizadores aceder a muito mais conteúdos do que outros formatos. Além disso, também a visualização se torna mais fácil uma vez que os conteúdos se apresentam em fullscreen. “O Canvas permite um maior envolvimento entre os utilizadores e a nossa página de Facebook, criando uma relação emocional que os incita a saírem da rede social e a visitarem o nosso site. Sendo um formato para telemóvel e tablet, é uma ótima forma de atingir pessoas neste mundo cada vez mais mobile”.
O El Corte Inglés afirma que a escolha deste formato assenta numa questão de “brand awareness”, isto porque permite apresentar a campanha em todos os seus materiais para que os utilizadores se sintam motivados a dirigir-se às lojas e conhecer de perto toda a coleção da marca. Uma aposta que, afirma o diretor, vai de encontro ao objetivo de marca de permanente inovação, testando novos formatos publicitários e ferramentas que ajudem a surpreender os clientes.
Este artigo foi publicado na edição impressa da Briefing e integra um especial sobre o Canvas.