O IPAM e a Mindflow desenvolveram o projeto para a unidade curricular de Marketing, da licenciatura em Gestão do Marketing, como parte da avaliação contínua. Durante o jogo, feito numa aplicação para telemóvel, os alunos tentam responder corretamente ao maior número de perguntas possível, até atingirem o nível mais alto, correspondente a uma avaliação de zero a 20 valores. Enquanto jogam, apreendem as matérias e os conceitos lecionados.
“Este tipo de parcerias vai ao encontro da nossa estratégia de aproximação às empresas e àquilo que de mais inovador se está a fazer. A parceria com a Mindflow e este projeto são a materialização do nosso posicionamento vanguardista, inovador, e como instituição de ensino superior que oferece as melhores práticas pedagógicas, através de um corpo docente que está em estreita ligação com as empresas”, afirma a diretora do IPAM Lisboa e responsável pela implementação do projeto, Marta Bicho.
Por seu lado, a CEO da Mindflow, Lina Gomes, considera que a parceria traz ao ensino superior a oportunidade de os estudantes universitários usarem, nos seus telemóveis, uma tecnologia que “respeita o seu ritmo individual de aprendizagem e motiva através do jogo para uma elevada retenção do conhecimento”. “Além de ser um salto de inovação no ensino superior, vemos esta parceria como uma excelente oportunidade de dar a conhecer a gamificação aos futuros profissionais, um conceito cada vez mais usado internacionalmente e ainda muito desconhecido nas empresas do nosso País”, defende.
O projeto foi um “sucesso”, tendo sido alargado ao mestrado em Gestão de Marketing EaD e à unidade curricular de Gestão de Produto, da licenciatura em Gestão de Marketing.