A Grow “resgatou” o samurai africano

A Grow descobriu que o primeiro samurai estrageiro foi moçambicano, Yasuke. E foi a partir desta descoberta que a agência, detida por sócios portugueses, desenvolveu a campanha de lançamento da nova Mitsubishi L200, fazendo assim uma ligação entre Moçambique e o Japão.

Segundo a agência, Yasuke foi um personagem real, um moçambicano que nasceu por volta de 1555 e, apesar de ter sido levado à força para o Japão, onde originalmente foi servo, ganhou liberdade e acabou por ser o primeiro estrangeiro da história a obter o título de Samurai.

“O briefing era claro e tínhamos de continuar a criar relação entre Moçambique e a marca Mitsubishi, estando esta representada no país há mais de 50 anos. Cruzámo-nos com esta história durante a fase de pesquisa para a criação da campanha e ficámos impressionados ao perceber como é que uma personagem tão única pode ter sido esquecida pela história. Estava ali o trigger para o conceito”, explica o growing partner da agência, Pedro Froes.

Já o growing creative director, Dinho Lima, refere que a ideia era desenvolver algo que fosse para além de uma simples campanha. A agência procurou assim algo que unisse o Japão a Moçambique e que entregasse às pessoas um motivo real para se aproximarem da marca.

“Resgatar a história do Samurai Africano é dar um presente aos moçambicanos, é um orgulho, isto para além de cumprir a função de chamar a atenção para um momento único para a marca: a renovação do seu modelo líder em vendas, a L200. Isso é conteúdo!”, afirma o growing creative director.

A campanha, direcionada para o mercado moçambicano, está presente em imprensa, outdoor, painéis digitais e redes sociais.

briefing@briefing.pt

 

Sexta-feira, 15 Julho 2016 10:07


PUB