“As audiências mostram que, nas regiões em que estamos em pé de igualdade com as restantes estações nacionais em termos de rede emissora, a M80 é sistematicamente a 3.ª estação mais ouvida”, argumenta.
Para o bom desempenho contribuiu a transferência de Vanda Miranda das manhãs da Comercial. “Resultou e de que maneira! O feedback que temos diariamente do auditório é absolutamente avassalador. Com as novas ‘Manhãs da M80’, com a Vanda Miranda e o Paulo Fernandes, conseguimos não só agradar ainda mais ao auditório já fiel à estação, como conseguimos igualmente aliciar novos ouvintes a experimentar a M80”, sublinha Miguel Cruz.
E, falando de auditório fiel, diz o diretor que os estudos de mercado mostram que o target está “muito bem definido” e que a m80 “acerta em cheio no alvo”: “Os números confirmam que não há risco de afastar as audiências mais jovens, pois a universalidade da música que passamos é tal que acabamos por agradar a uma quantidade extraordinária de auditório mais jovem, que adere ao formato seja porque reconhece e aprecia a nossa música, seja porque os pais ouvem regularmente a M80 e acabam por ‘pegar o vício’ aos filhos”.
Daí que entenda que continua a justificar-se a assinatura “Se a sua vida tem uma música, ela passa na M80”: “Permite-nos uma abrangência invejável, que reflete da melhor maneira a diversidade da música que passamos com regularidade na nossa playlist. Os temas mais representativos dos anos 70, 80, 90 e 2000 que o publico português mais quer ouvir têm lugar cativo na programação da M80”.
Para continuar é igualmente a estratégia de associação a eventos musicais. “Vamos continuar a apostar forte na nossa música. Após uma década de existência, a M80 é já incontornável no que toca aos grandes eventos musicais para o target acima dos 35 anos. Em 2016 apoiámos quase todos os grandes concertos dos artistas mais relevantes para o nosso target e, pelo que já temos confirmado e/ou apalavrado, em 2017 vai suceder o mesmo”.
Mas “nem só de música vive o marketing da M80”: “Há já vários anos que nos assumimos como uma “‘rádio gourmet’, que apoia as iniciativas mais importantes nesta área”. Além disso, é também a “estação oficial” do Padel em Portugal, modalidade que apoia desde o início da sua implementação no país e cujo crescimento tem vindo a acompanhar. “Queremos que a marca M80 esteja presente em todas as iniciativas que façam parte do lifestyle do nosso auditório potencial”, remata Miguel Cruz.
E porque é tempo de celebração, a rádio promove amanhã, 1 de abril, festas simultâneas em Lisboa (Lust In Rio) e no Porto (Eskada). E no dia de aniversário, 30 de abril, vai difundir uma programação “muito especial”, passando exclusivamente os temas mais tocados pela estação ao longo dos seus 10 anos de existência.
Quanto a projetos, Miguel Cruz promete para breve “novidades importantes” no que diz respeito à presença da marca M80 e da sua música nas “mais relevantes plataformas digitais”.

