A marca inspirada na avó Aida é Made In Guimarães

O que acontece quando quatro primas se juntam? Podem criar uma marca. E foi assim que nasceu a Aida Home Living.

A marca inspirada na avó Aida é Made In Guimarães

Uma avó e quatro primas

Rita, Francisca, Inês e Joana têm em comum o apelido Santoalha. São primas. Em 2021, juntaram-se e criaram uma marca que é, ao mesmo tempo, uma homenagem à avó. À avó Aida. Que – dizem – é um símbolo de união das quatro e um símbolo de família. “Como primas, compartilhamos laços estreitos e o nome Aida representa esse elo especial que nos une. Para nós, Aida vai além de um nome, é uma representação dos valores que consideramos fundamentais nas nossas vidas: tradição, amor e conexão”, partilham.

Mas, quem são, final, as primas? A mais nova, com 23 anos, é Rita e foi ela que lançou as sementes da marca, quando estudava Gestão e Empreendedorismo. Com mais um ano, Francisca acrescenta à Gestão o Marketing, bem como experiência como blogger de moda e criadora de uma marca de joias online. Já Inês, de 29 anos, trabalhou na indústria têxtil como comercial, mas sempre com vontade de criar um negócio relacionado com a organização de eventos e têxteis. E Joana, de 30 anos, trabalhou em Marketing, sendo, atualmente, gestora financeira da Aida Home Living. Além dos laços familiares, une-as a dedicação em exclusivo à sua marca.

Home Living

As quatro partilham o gosto por “mesas bem arranjadas e pela decoração”. O que explica a opção por uma marca têxtil. Morar em Guimarães também influenciou: “Residindo numa região onde a indústria têxtil desempenha um papel preponderante tanto na economia quanto na sustentabilidade, vimos a possibilidade de direcionar os nossos interesses e habilidades para esta indústria. Optar por uma marca têxtil permitiu-nos explorar o nosso conhecimento e experiência nesse setor específico, ao mesmo tempo que procuramos responder às exigências dos consumidores por produtos sofisticados e de qualidade.”  E o que se propõem, então, oferecer? “Produtos e experiências que estejam diretamente ligados ao ambiente de casa familiar. Esse complemento reflete a nossa intenção de criar peças que melhorem a vivência”, respondem. Está explicado que tenham acrescentado o “home living” ao nome da avó. 

As marcas da marca

O que marca a diferença na Aida Home Living é, nas palavras das quatro primas, a sofisticação, elegância e qualidade dos produtos, mas também os valores associados ao facto de ser uma empresa familiar. “Destacamo-nos no mercado através da combinação de designs requintados, atenção aos pormenores e utilização de matérias-primas de elevada qualidade. Além disso, o facto de sermos uma marca familiar, criada com amor e assente em valores de união, confere autenticidade e proximidade aos nossos clientes. Isso é o que nos diferencia da restante oferta existente no mercado”, atestam. 

Enriquecer os espaços de vida

Um leque completo de produtos que complementam e enriquecem o espaço de vida dos clientes, “tornando-os verdadeiramente especiais”. É o propósito por trás de cada coleção da Aida Home Living, cujo foco inicial, inspirado pela vontade de “tornar os momentos à mesa mais especiais”, foi o têxtil de mesa – “toalhas de mesa elegantes, guardanapos requintados, individuais sofisticados”. A estes produtos se foram somando outros, nomeadamente almofadas, e, mais recentemente, roupa de cama. E, porque há a intenção de acompanhar as tendências de design e decoração, são lançadas coleções sazonais. 

À medida

Há um produto que – asseguram – é “muito adorado entre os clientes”: o conjunto de toalhas de mesa e guardanapos personalizados. São especialmente procurados durante festividades como o Natal ou nos meses de verão como presente de casamento. Além disso, a marca oferece a opção de toalhas de mesa feitas sob medida para atender a necessidades específicas. De “grande sucesso” é o design “Ondinhas”. 

Histórias

Cada artigo conta uma história. É a promessa da Aida Home Living e as fundadoras contam como e porquê: “Inspirámo-nos em viagens, culturas, experiências e elementos naturais, com o intuito de criar artigos que despertem emoções e transmitam um profundo significado aos nossos clientes.” É sua intenção que cada peça represente um convite para vivenciar momentos especiais, criar memórias e escrever capítulos inesquecíveis: “Queremos que cada produto seja parte integrante das histórias pessoais das pessoas, enchendo as suas casas de sentimentos e lembranças.”

Online

O site da marca é também o canal de vendas privilegiado. E, para já, não existem planos para abrir lojas físicas, ainda que haja um showroom e haja recetividade a parcerias com revendedores e colaborações com espaços partilhados. Este é o mesmo espírito com que encaram a internacionalização, “explorando ativamente oportunidades” para alcançar clientes noutros países. “Estamos empenhadas em expandir a nossa presença a nível global e tornar os nossos produtos acessíveis a um público mais abrangente.”

Fátima de Sousa

Sexta-feira, 19 Janeiro 2024 10:34


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