Sob o mote “A Sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a Menopausa, mas a Médis está”, a nova campanha da marca do Grupo Ageas Portugal foi lançada depois de serem ouvidas mulheres, médicos e profissionais de saúde, ao longo de uma investigação que durou 27 meses.
“O tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos”, começa por dizer a responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, Maria do Carmo Silveira, que acrescenta que os dois spots publicitários vão trazer questões como a necessidade de falar abertamente em família sobre o tema e o quanto a menopausa afeta a vida profissional das mulheres – 20 % delas pensam mesmo em desistir, segundo o estudo da Médis.
É a primeira campanha criativa desenvolvida pela SaTG para a marca e conta com dois spots, “Jantar” e “Entrevista”, que estão a ser veiculados em televisão e digital; cinco temas de múpis; e um podcast. “Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai além da publicidade. Algo que só foi possível graças à plena parceria entre a SaTG e a equipa da Médis, que teve vontade de criar algo verdadeiramente consequente para as mulheres que passam por esta fase”, explica o cofundador e diretor-geral da SaTG, João Ribeiro.
O podcast, “Ouvir Ajuda”, responde diretamente à solidão, ao abandono e desconhecimento que as mulheres sentem em relação à menopausa, e ao insight de que ouvir é, para muitas, o remédio que mais procuram. Por se tratar de “denunciar e quebrar um tabu enraizado, a campanha utiliza a sátira, a caricatura e algum humor, dando corpo à velha máxima de Gil Vicente de que ‘a rir se corrigem os costumes’”. O podcast está disponível em todas as plataformas de streaming e os oito episódios vão sendo lançados ao longo das próximas semanas.

