O objetivo é apelar ao fim da sobrepesca e sensibilizar para a necessidade de expansão da pesca sustentável, bem como incentivar o consumo de produtos do mar certificados com o “Selo Azul” do MSC. Lançar uma mensagem de positivismo, no que diz respeito à preservação dos recursos marinhos para as gerações futuras, é um dos objetivos da iniciativa.
De modo a envolver todos nesta iniciativa, os seguidores poderão acompanhar através das redes sociais a intervenção artística de Ôje num barco de pesca, simbolizando a importância do mar. Além disso, contempla um momento gastronómico orientado pelo chef Ricardo Luz, que pretende dar a conhecer todo o processo da pesca sustentável do bacalhau, desde o momento em que é pescado ao seu aproveitamento na íntegra, através da confeção de uma receita. A experiência culminará com a exposição do barco em alguns pontos de venda de parceiros MSC, que, na semana #MarparaSempre, vai “viajar” entre Porto e Lisboa.
Nesta iniciativa, colaboram várias empresas nacionais do setor da grande distribuição, processamento e transformação, entre elas: Aldi, Brasmar, Conservas Ramirez, Continente, Gelpeixe, Iglo, Ikea, Lidl, Lugrade, Riberalves, Sr. Bacalhau.