A Nissan acelera em direção à equidade. Afirma José Botas

A propósito do Especial Marcas e Mulheres, o diretor-geral da Nissan em Portugal dá a conhecer o caminho que a marca tem feito neste âmbito. 

José Botas

Três letras simbolizam o caminho da Nissan para a equidade – DEI. Em causa estão a diversidade, a equidade e a inclusão. No que toca a igualdade de género, o diretor-geral em Portugal, José Botas, dá conta de que, na marca, as mulheres estão representadas aos mais altos níveis de gestão e que a sua representatividade está a aumentar.

A Nissan está comprometida em caminhar rapidamente para uma maior equidade a todos os níveis. Este posicionamento é assumido pelo diretor-geral em Portugal, José Botas, que dá conta de que este compromisso está plasmado no Plano DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão. “Ocupa um lugar central na atuação da companhia”, assevera.

Não obstante, José Botas reconhece que, olhando para o setor automóvel como um todo, “ainda é um setor muito masculino”. Ainda assim, identifica mudanças: “Se se analisar mais em detalhe, constatamos que, atualmente, as mulheres já estão representadas nos níveis mais altos de gestão e que a sua representatividade está a aumentar consistentemente.”

O atual diretor-geral é testemunha da evolução da marca nesse sentido, na medida em que a conhece desde 2005, ano em que se tornou consultor externo para a área de Frotas e Usados. Sobre o contributo da empresa para incluir as mulheres no mundo automóvel, partilha uma convicção: “A Nissan tem no cerne da sua atuação, enquanto empresa e também nos produtos que desenvolve, um profundo comprometimento para com a igualdade de género e a inclusão, trabalhando diariamente para evoluir para uma maior justiça e equidade de tratamento e oportunidades.”

Esse é um trabalho que extravasa para a comunicação, nomeadamente para as campanhas de publicidade e as mensagens a elas associadas. “Julgo que qualquer pessoa que assista a uma campanha de publicidade da Nissan perceberá, facilmente, que as mensagens que se transmitem representam os valores fundamentais da marca”, sustenta. E que valores são esses? “Um compromisso constante em contribuir para uma sociedade mais sustentável, segura e justa”, responde.

E em que medida os consumidores valorizam as marcas que incorporam estas preocupações? O porta-voz da insígnia acredita que sim, que “os consumidores valorizam as marcas que desempenham um papel ativo na construção de um mundo mais sustentável e uma sociedade mais equitativa, justa e segura”. E – afiança – “a Nissan assume a responsabilidade de contribuir de forma decisiva e duradora para esses objetivos”.

O responsável pela Nissan em Portugal admite que existe ainda um caminho a percorrer no setor automóvel em direção à igualdade e à equidade associadas ao género. Nesse caminho, será que um automóvel pode ser símbolo do empoderamento feminino? José Botas tem uma visão mais abrangente, argumentando que o automóvel deverá ser o símbolo de uma mobilidade sustentável para as gerações atuais e futuras. Mas, centrando-se no âmbito da pergunta, responde: “São uma das máquinas mais complexas desenvolvidas pelo génio humano e desde os seus primórdios que as mulheres desempenharam um papel central no seu desenvolvimento e se sentaram ao volante. Hoje continuam a contribuir decisivamente para a evolução do automóvel.”

Quinta-feira, 06 Abril 2023 12:28


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