A nova identidade da APPM está “Presente no Futuro do Marketing”

A APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing procedeu a um rebranding, apresentando uma imagem renovada e uma nova assinatura de marca, “Presente no Futuro do Marketing”, que foram desenvolvidas pela Happy Brands. Em entrevista, o presidente da Associação, Carlos Sá, e o CEO da agência criativa, Tiago Charrua, adiantam que a nova identidade representa a relevância que a APPM ganhou no setor, ao longo de quase 60 anos, e a construção de um futuro “mais forte” para os profissionais de área. A reconhecida cor amarela mantém-se, mas, a partir daí, entra-se numa “abordagem totalmente nova”.

A nova identidade da APPM está “Presente no Futuro do Marketing”

Briefing | A APPM apresenta uma nova imagem. O que motivou o rebranding e quais os objetivos?

Carlos Sá (CS) | O rebranding da APPM surgiu da necessidade de modernizar a nossa identidade, e refletir a evolução do Marketing e dos profissionais que representamos. Queremos que a APPM seja vista como uma associação dinâmica, inovadora e alinhada com as tendências do setor.

Esta nova imagem reforça a nossa ligação à comunidade e aos associados, transmitindo proximidade, relevância e a nossa missão de valorizar a profissão de Marketing em Portugal. Mais do que uma mudança visual, este rebranding representa um compromisso renovado com a inovação, a formação e a construção de um futuro mais forte para os profissionais do setor.

Tiago Charrua (TC) | Com quase 60 anos, a APPM é a associação de Marketing mais antiga do mundo. Tem tido um papel muito relevante nos últimos anos, promovendo o Marketing tanto nas empresas, através de milhares de profissionais, como nas instituições de ensino. Todo este “know-how” e esta relevância que a APPM tem ganhado no setor justificavam um rebranding que ajudasse a consolidar esta fase. Isso mesmo fica também refletido na nova assinatura da marca: “Presente no Futuro do Marketing”.

O que permanece e o que muda ao nível gráfico?

TC | Em relação à marca anterior, a cor foi o principal elemento a ser mantido. O amarelo, cor principal e pela qual a APPM é reconhecida, mantém-se na nova marca. A partir daí, entramos numa abordagem totalmente nova.

A marca passa a ter mais verticalidade e a escolha de uma tipografia mais compacta remete-nos para a solidez da marca, bem como para o importante legado enquanto associação. Depois, há o “pormaior” do “kt”, que vai funcionar como um elemento gráfico (à semelhança do trademark), e vem reforçar a identidade da marca e fazer obviamente a ligação ao universo da área do Marketing.

Outra das grandes particularidades desta nova marca são as suas linhas interiores, onde conseguimos definir um circuito – o circuito do Marketing – e o percurso que é feito em direção ao futuro. Dos detalhes menos óbvios, este é talvez o mais importante.

Qual foi o principal desafio no processo de rebranding da APPM?

TC | Desenvolver o rebranding de uma instituição como a APPM é, sem dúvida, uma enorme responsabilidade. Esse talvez tenha sido o maior desafio: trabalhar numa marca histórica, sem perder a sua essência, conseguindo ao mesmo tempo trazer a frescura da atualidade.

Este foi um trabalho de muitos meses e que só foi possível graças a um envolvimento muito próximo entre a Happy Brands e a APPM.  Logo à partida, existia uma série de pressupostos muito bem definidos, como por exemplo a necessidade de manter os valores mais relevantes da marca, tais como: a solidez, a credibilidade, a experiência.

Foi necessário criar um equilíbrio entre a história destes 57 anos e o peso da APPM no setor e, simultaneamente, manter-se uma marca jovem, curiosa, moderna, virada para o futuro e que pretende continuar a ser muito relevante nas próximas décadas. E é do equilíbrio entre o passado, presente e futuro que chegamos à marca que agora é apresentada.

Um rebranding é muito mais que o design de uma nova marca, é todo o universo que o envolve. Definimos uma nova atitude e um novo tom de comunicação com a assinatura “Presentes no Futuro do Marketing”. Queremos aproximar as disciplinas e as pessoas, e comunicar para um público mais atual e diverso. Na linguagem gráfica, a fotografias reais juntámos linhas coloridas e dinâmicas que enriquecem as composições. O resultado é uma insígnia presente no mundo do Marketing e que quer marcar a diferença num mundo de comunicação digital cada vez mais competitivo.

É importante salientar também que, com este rebranding, surge uma linha gráfica totalmente nova, que vai agora ser estreada nos vários suportes de comunicação da APPM. Uma linha gráfica mais moderna, mais digital, que vai marcar o ritmo e o tempo das dinâmicas da área.

De que forma esta nova identidade reforça a posição e reflete os valores da APPM no setor do Marketing em Portugal?

CS | A APPM tem uma história única, sendo uma das associações de Marketing mais antigas do mundo. Esta nova identidade demonstra a nossa evolução e reforça a nossa posição no setor ao apresentar uma APPM mais dinâmica, próxima dos profissionais e alinhada com as atuais tendências da área.

O design moderno reflete o nosso compromisso com o crescimento e a inovação, inspirando os profissionais a acompanharem a transformação do setor. Mais do que uma mudança de imagem, esta identidade reafirma os valores da APPM e a sua missão de impulsionar o Marketing em Portugal.

Quais são os planos da Associação para um futuro próximo?

CS | Os nossos planos para o futuro passam por tornar a APPM mais apelativa para os jovens profissionais em início de carreira, criando oportunidades quer de aprendizagem, quer de networking e desenvolvimento. Queremos também reforçar a nossa presença através dos clubes de marketing regionais, promovendo uma maior interação com a diversidade de profissionais e marcas em todo o País. Pretendemos também continuar a consolidar os APPM Marketing Awards como os prémios de referência do setor, reconhecendo a excelência e a inovação no setor em Portugal.

Queria concluir afirmando que a nossa missão se mantém clara: valorizar o Marketing como um setor estratégico e um verdadeiro motor de crescimento económico e social no País.

Carolina Neves

Terça-feira, 25 Fevereiro 2025 10:18


PUB