Esta iniciativa, que estará disponível nos transportes públicos de Lisboa e Almada — no Metropolitano de Lisboa, Carris e Fertagus —, pretende convidar os passageiros a utilizar os tempos de espera para aprender dicas sobre literacia financeira e bancária, através do telemóvel, com a leitura do QR Code disponível nos cartazes e múpis. A investigadora Rita Vieira Marques explica que a aposta neste espaço deve-se ao facto de que a maioria das pessoas utiliza estes transportes, nomeadamente as pessoas mais desfavorecidas, que carecem de maior proteção, uma vez que o grau de literacia financeira é menor.
O “Mude a Sua História” abrange cinco temas de natureza financeira, nomeadamente: os riscos de assumir a posição de fiador, a renegociação de contratos de serviços como instrumento de reequilíbrio do orçamento familiar, os riscos de fraude, a possibilidade de ter uma conta de serviços mínimos bancários e a consolidação de créditos.
Além dos espaços físicos, a campanha pode ser vista no site oficial e nas redes sociais do NOVA Financial Markets Knowledge Centre.
Simão Raposo

