Tudo começou com uma pergunta simples, mas de enorme alcance: O que molda realmente as decisões, os comportamentos e as tendências do nosso tempo? A resposta é inequívoca: influência.
Foi esta visão que inspirou a criação do conceito original ICON – Influencing the World, a maior conferência internacional de sempre dedicada ao tema da influência, cuja edição inaugural acontecerá já nos dias 4, 5 e 6 de junho, na MEO Arena, em Lisboa. Durante três dias, a icónica capital portuguesa será o centro global onde se cruzam os protagonistas da tecnologia, dos negócios, do entretenimento, do marketing, da cultura e da inovação digital.
O ICON nasce da necessidade de compreender — e valorizar — o papel transformador da influência na sociedade contemporânea.
Tendo vindo a conhecer um crescimento e impacto exponencial através da inovação tecnológica, da massificação das plataformas sociais e da democratização de ferramentas de criação de conteúdo, a capacidade de influenciar exerce-se hoje de forma direta através dos canais digitais. De facto, o setor da influência digital já ultrapassa os 21 mil milhões de euros a nível global e continua a expandir-se de forma imparável: trata-se uma força que move economias, dita gostos e orienta decisões – a qual também em Portugal é já alimentada por milhares de marcas e profissionais.
Por outro lado, historicamente a capacidade de influenciar sempre existiu muito para além das plataformas digitais. Sempre esteve presente na política, nos media, no consumo, na arte, na moda, no desporto e nas empresas. Se a palavra “influencer” tem hoje uma conotação direta com criadores de conteúdo, as respostas alteram-se significativamente quando perguntamos “quem nos influencia”. É também esse entendimento alargado da influência que terá palco no ICON – promovendo um encontro de gerações, de aprendizagens, de experiências, de técnicas, de casos de sucesso. No fundo, um encontro de… influências.
Sob o lema “Learn. Share. Lead.”, o ICON posiciona-se como espaço de aprendizagem, partilha e liderança. Logo na sua edição inaugural, o evento tem o privilégio de reunir um painel de oradores de luxo, com figuras de renome como Simon Cowell, Chiara Ferragni, Camila Coelho, Cristina Ferreira, David Carreira, Hugo Veiga, Mark Ritson, Loren Gray, Lucas With Strangers, Nuno Agonia, Ana Garcia Martins, Rita Pereira, Ana Moura, Pedro Teixeira, Rebeca Caldeira, Pedro Santos Guerreiro e Andreia Vale — entre muitos outros líderes empresariais, culturais e criadores de referência. Chegam com um fator único e diferenciador. No ICON, iremos ter oportunidade de experienciar estes ícones de uma forma única, numa verdadeira viagem pelos bastidores do seu percurso, dos seus êxitos, dos seus desafios, das equipas que os acompanham e das marcas que representam. Será uma oportunidade sem paralelo para aceder a visões estratégicas, boas práticas e ferramentas inovadoras aplicáveis a áreas tão diversas como o turismo, a moda, a música, o marketing, o jornalismo ou a economia.
Durante o evento, os participantes poderão assistir a keynotes inspiradoras, participar em painéis interativos, sessões estratégicas e experiências imersivas que prometem desafiar o pensamento, alargar horizontes e gerar colaborações de alto impacto. Trata-se de uma oportunidade única para repensar o papel da influência em primeira mão, num mundo hiper conectado, onde comunicar de forma eficaz é, mais do que nunca, um ato de liderança.
O ICON não é apenas uma conferência. É uma plataforma global que reconhece a influência como uma força criativa, económica e social. E é, acima de tudo, um convite a todos os que já influenciam e a todos os que desejam aprender a fazê-lo com propósito, visão e impacto.
Nos dias 4, 5 e 6 de junho, convidamos criadores, profissionais de marketing, executivos de diversas indústrias, agências e especialistas a serem pioneiros na criação de uma comunidade que está a moldar o presente e a desenhar o futuro.
Lisboa será o palco. O mundo estará a assistir. E o ICON espera por si.
Rishaad Sacoor, cofundador da Iconference Events e do ICON