A Paez e a FBAL calçam o verão

A Paez junta-se, pela segunda vez, à Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAL) para desafiar os estudantes a criarem dois padrões para a coleção de verão de 2026. Os dois vencedores vão passar a fazer parte da comunidade de colaborações e cocriação da marca.

A Paez e a FBAL calçam o verão

Até dia 4 de maio, os alunos da FBAL poderão apresentar as suas propostas de padrão e nome concetual, sendo que as candidaturas devem ser individuais. De seguida, até 6 de maio, um júri composto por membros da Paez e da instituição de ensino farão uma seleção das dez melhores criações. A última etapa acontece no dia 12, quando vão ser anunciados publicamente os dois vencedores que poderão ver as suas Paez de assinatura nas lojas e rede da marca, bem como na loja online, no arranque da coleção de verão de 2026.

Além da visita aos escritórios e atelier da insígnia, e da colaboração com as equipas, os dois alunos distinguidos receberão, cada um, um prémio monetário de 750 euros e 4 % dos royalties das vendas, sem IVA, das suas criações. 

O diretor de Marketing e Comunicação, Luís Gaivão, considera que esta parceria representa o compromisso da Paez em apoiar os talentos emergentes “que moldam a cultura portuguesa do futuro”. Acredita ainda que iniciativas como esta reforçam “não só a ligação à arte, mas também a capacidade de manter a atenção às necessidades dos stakeholders e às tendências que definem o presente e o futuro”.

Já o presidente da FBAUL, António de Sousa Dias, acredita que a colaboração é uma “oportunidade estimulante” para os estudantes explorarem o design como prática artística situada num contexto real. “Através deste desafio, é-lhes dada a possibilidade de desenvolver propostas autorais com impacto público, em diálogo com uma marca de referência”. O responsável conclui dizendo que crê que esta nova edição “voltará a afirmar a diversidade e o rigor que distinguem a criação artística desenvolvida”.

Simão Raposo

Segunda-feira, 07 Abril 2025 12:18


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