Nunca os consumidores tiveram tantas opções. Nunca, como hoje, tiveram tantas formas de se inspirar, pesquisar ou comprar. Em tempos de incerteza, as suas necessidades e preferências são mais imprevisíveis. A velocidade exigida às marcas para analisar dados, encontrar customer insights, e adaptar estratégias a essas novas tendências de consumo não tem precedentes. Para os marketeers, isto traduz-se numa maior exigência de resultados, cada vez mais necessários, mas também cada vez mais difíceis de alcançar.
A boa notícia é que tempos incertos trazem também oportunidades inesperadas, especialmente para as marcas que se mantêm ágeis e se adaptam rapidamente. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar na eficácia das marcas e abrir portas para uma nova era.
Na Google, essa aposta tem já muitos anos. Desde 2017 que o nosso CEO declarou sermos uma “AI first company”. Isto significa que estamos a integrar IA nos nossos produtos de forma ousada, mas com um profundo sentido de responsabilidade. Vemos a IA como um assistente responsável para desbloquear o potencial humano e melhorar as vidas de milhares de pessoas. E também como um multiplicador da eficácia das marcas. Ao combinar os produtos IA da Google como o GA4, PMax, AI-powered Search e Video, com a experiência dos marketeers, é possível atingir mais resultados, melhores ligações aos consumidores, e também aumentar a nossa expertise e criatividade para criar novo valor e gerar maior impacto.
Um estudo recente da consultora McKinsey analisou os efeitos da IA no marketing e concluiu que 70% das empresas que adotaram a IA tiveram um aumento de receita e quase ⅓ tiveram reduções de custos. E isto é apenas o início.
Por estas razões, é crítico começar já, hoje, a incorporar essas ferramentas nos nossos processos e campanhas. A maior barreira para sermos multiplicadores de eficácia nas nossas marcas é a resistência à mudança e a lentidão na adoção da inovação. Temos neste momento uma oportunidade única para atingir os objetivos das nossas marcas com mais rapidez e facilidade. De que estamos à espera?
Mafalda Frazão, Head of Agencies, Platforms and Publishers da Google Portugal