A palavra aos patrocinadores dos Prémios à Eficácia: Teresa Carvalho

“Em que medida é importante para as marcas estarem associadas aos Prémios à Eficácia?” É a questão a que a Sales Supervisor da Cemark responde.

A palavra aos patrocinadores dos Prémios à Eficácia: Teresa Carvalho

Avaliar a eficácia da comunicação é sem dúvida a forma de perceber se os planos inicialmente definidos geraram os resultados esperados. A eficácia tem várias formas de ser medida, dependendo do meio que se utiliza, mas a utilização das várias métricas disponíveis por meio permite saber especificamente o que funcionou melhor e o que funcionou menos bem, para que no futuro se consiga otimizar a utilização dos meios.

Havendo nos dias de hoje uma diversidade de dados que podem sustentar as decisões que se tomam, não faz sentido não as utilizar. Só analisando os dados que há disponíveis é que se podem tomar decisões mais assertivas, com o objetivo de gerir e aplicar de uma forma mais eficaz os investimentos.

Alguns meios, têm já há largos anos, métricas de avaliação como meio auxiliar na tomada de decisão. O meio OOH passou também a ter métricas de avaliação, com a implementação do estudo de audiências de exterior.

O universo do estudo de audiências de OOH é composto por cerca de sete milhões de indivíduos com +15 anos, num total de 149 concelhos. Este número de concelhos representa 78% da população de Portugal Continental e abrange 90% do poder de compra nacional.

Através do estudo de OOH, o meio outdoor passou a ter dados de avaliação para as várias tipologias de redes. Dados como cobertura, GRP e frequência, já entraram no dia a dia de quem trabalha campanhas de publicidade exterior, com a Cemark.

Com esta informação, o meio passou a ter dados que ajudam a decidir qual a rede OOH que melhor se adequa ao momento de comunicação.

Temos atualmente, na Cemark, uma grande aposta em redes segmentadas, todas elas construídas em função de um target, de acordo com os objetivos de comunicação, e a resposta a este tipo de segmentação, é da nossa parte, trabalhada com facilidade pois utilizamos softwares que nos permitem construir redes quase personalizadas ponto a ponto, tornando desta forma as redes OOH Cemark mais eficazes.

Teresa Carvalho, Sales Supervisor da Cemark

Quinta-feira, 10 Agosto 2023 12:58


PUB