Esta iniciativa vai incidir, por etapas, entre Viana do Castelo e Monte Gordo. A recolha de resíduos, de dimensão superior a uma garrafa de plástico de litro e meio, será feita por equipas de voluntários da Brigada do Mar.
Além do registo da quantidade de lixo e da sua tipologia, a operação Panthalassa vai recolher dados referentes a animais mortos (golfinhos, tartarugas, aves). Estas informações serão partilhadas com instituições e organizações que trabalham na área ambiental e da sustentabilidade, como por exemplo o IPMA, SPEA, Rede de Arrojamentos.
Os resíduos recolhidos vão ser encaminhados para os circuitos de tratamento, reciclagem, reutilização, aproveitamento de materiais para indústria, como também para a criação de instalações artísticas e exposições.
“Esta parceria traduz-se num encontro perfeito entre o histórico da Comercial em relação aos temas relacionados com a sustentabilidade e a força da Brigada do Mar. Com esta iniciativa, a rádio Comercial dá voz ao planeta”, afirma o diretor da estação de rádio, Pedro Ribeiro.