O ENTR destina-se a jovens utilizadores das redes sociais e de outras plataformas digitais, com idades entre os 18 e os 34 anos. A oferta de conteúdos – clima, emprego, solidariedade, cultura ou tecnologias emergentes – pretende chegar ao público, na sua língua materna, em seis idiomas diferentes: inglês, francês, alemão, romeno, polaco e português. O objetivo passa por, no futuro, expandir-se para novos idiomas, juntando mais parceiros que queiram aderir ao projeto.
O nome da iniciativa resultou de 1500 propostas de jovens dos seis países parceiros – Portugal, Alemanha, França, Polónia, Roménia e Irlanda.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e foi dotado de 3,2 milhões de euros em 2020. Foi lançado com a RTP; a Deutsche Welle, Zeit Online e Genshargen Foundation (Alemanha); a France Médias Monde (França); a RASP – Ringier Axel Springer Polska (Polónia); a RFI România e G4 Media (Roménia); e a Tailored Films (Irlanda).