Segundo um estudo da consultora GFK, citado pela SaTG, a falta de consignação do IRS situa-se nos 43%. Isto significa que quase metade dos contribuintes em Portugal não consigna 0,5% do seu IRS a qualquer instituição, apesar de isso não trazer qualquer encargo para si. Nesse sentido, esta campanha dirige-se, em particular, a contabilistas, que, tendo o poder de consignar o IRS dos seus clientes, podem ajudar a fazer a diferença na vida das instituições de solidariedade social – neste caso particular, na da Ajuda de Berço.
“Contabilista deve ser uma das últimas coisas que qualquer criança quer ser quando for grande. Por isso, quisemos colocar os contabilistas no centro desta história e, enaltecendo toda a classe e a própria profissão, alertar para o seu importante papel. Este é um ângulo novo, que nunca foi explorado, e esperamos que contribua para o aumento de consignações, no geral, e de consignações para a Ajuda de Berço, em particular”, explica o managing partner da SaTG, João Ribeiro.
A responsável de Comunicação e Fundaraising da Ajuda de Berço, Rita Guautier, acrescenta que, sabendo que são os contabilistas que tratam do IRS de grande parte dos portugueses, querem “acelerar a diminuição dessa taxa e aumentar as consignações do IRS para as instituições, nomeadamente para a Ajuda de Berço”.
A campanha está presente em televisão, rádio, imprensa, display, redes sociais e múpis digitais, com georreferenciação para uma publicidade dirigida a gabinetes de contabilidade específicos. Esta iniciativa pro-bono partiu da agência SaTG; conta com a parceria da Arena Media, NEI e Corpcom; e com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados. A produção audiovisual ficou a cargo da HAND, em parceria com a Light Film, Íngreme e Guel; e contou com o apoio de produção da Carris, Lidl, IKEA e H3. Já a RTP, RDP, Público, Trust in News, NOS, The Walt Disney Company, Bauer Media, Global Media, JCDecaux e MOP são os parceiros de media nesta fase de lançamento.


