De acordo com a AORP, a transição no seio da indústria 4.0 é uma das premissas da campanha, que se foca no acompanhamento do ritmo dos setores industriais, e no investimento da joalharia portuguesa na inovação e na tecnologia para ganhar competitividade internacional. Outro dos focos passa pelas formas de interação, isto é, à medida que se assiste à queda de alguns padrões do mercado global, verifica-se uma crescente evolução da inteligência artificial e das novas formas de contacto e envolvimento.
“Esta campanha é uma forma da AORP se servir, em particular, do Dubai e do Médio Oriente como porta de acesso ao mercado asiático, para levar o melhor deste setor nacional ao mundo. Em cinco anos, prevemos alcançar uma taxa de crescimento de exportações de 10% nesta área geográfica, e ambicionamos que esta ‘Travessia’ seja uma forma de aproximar essas expetativas”, afirma o presidente da AORP, Nuno Marinho.
Por seu lado, a secretária-geral da AORP, Fátima Santos, explica que “Travessia” é, assim, uma metáfora para a transição acelerada do setor para o ambiente digital, de uma forma em que a figura humana não é anulada. “É daqui que surge a ligação da campanha à natureza, que junta a figura humana, a tecnologia e a joalharia, através da água, enquanto fio condutor da narrativa. Pelo videomapping, traduzimos as etapas de criação de uma joia”, diz.
Ficha Técnica:
Conceito e produção – Silver Lining
Direção criativa – Mafalda Morais
Edição e realização do vídeo – Vladimiro Leopoldo
Direção de fotografia – João Castela
Projection Mapping – Lyft Creative Studio
Fotografia – Matilde Cunha
Modelos – Ewa T, Sílvio Dalesia, Diogo Guerreiro e Josiane Monteiro
Maquilhagem e cabelo – Érica Sousa e André Quintal
Styling – Ana Rito