A quinta geração de comunicações móveis já “evidencia o potencial de transformação único na sociedade e na economia nacional”, na fábrica da marca de sumos, onde as duas empresas parceiras estão a implementar “duas abordagens pioneiras”. Vão, por um lado, conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e, por outro lado, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak. A fabrica tem uma área de 70.000 m2 e processa anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta.
De acordo com administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes, o 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0, e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que atuam. “As características ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a Sumol+Compal já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital”, diz.
O administrador da Sumol+Compal, Jaime Alves Cardoso, afirma que a marca continua a investir em tecnologia nas suas operações, para responder “cada vez melhor aos desafios do mercado, ou seja, para continuar a desenvolver produtos inovadores e aumentar a eficiência e a rapidez de resposta nas operações do dia a dia”. “Consideramos que estes são elementos críticos para construir competitividade na indústria de grande consumo e sabemos que a tecnologia 5G vem transformar as regras do jogo. Este projeto utilizará a tecnologia 5G para impactar o funcionamento das nossas linhas de produção da fábrica de Almeirim ao permitir tratar informação em tempo real e agir com celeridade, nomeadamente na deteção e correção dos estrangulamentos existentes nas linhas de enchimento e identificar formas de maximizar os seu rendimento . A NOS é o parceiro ideal para a implementação e teste da tecnologia 5G, tendo já demonstrado noutras áreas de atividade a sua experiência e knowhow na construção de outras aplicações de digitalização”, declara.
A implementação destas soluções irá, segundo a operadora, reduzir o erro e o tempo de execução dos processos, nomeadamente tornando imediato o processo de transferir a informação para o software de manutenção e eliminar o suporte em papel. Numa outra vertente, irá permitir minimizar os custos associados à deslocação de equipas ou fornecedores de suporte técnico, facilitando o diagnóstico.